Sexta-feira, Maio 17, 2024
CulturaDestaqueOutros Destaques

Concertos, comédia e exposições: 11 ideias para aproveitar a semana em Almada

Exposições, cinema, oficinas, comédia stand-up e um concerto de música árabe são algumas das sugestões do ALMADENSE para os próximos dias.

 

Depois dos dias de chuva, o sol está de regresso, convidando a aproveitar o que a cidade tem para oferecer. Nos próximos dias, vai poder ver um espetáculo de música árabe, cinema e comédia stand-up, participar em várias atividades com os mais novos, fazer parte de uma biblioteca humana ou visitar duas novas exposições no concelho. Conheça aqui as sugestões do ALMADENSE.

 

1. Assistir a um espetáculo de música e dança árabe

Publicidade
expo-lisnave-cma

Na sexta-feira, dia 16 de fevereiro, pelas 21h, o Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça recebe a 24. ª edição do festival de música Al-Mutamid, o mais antigo festival itinerante do país. O espetáculo conta com dança e com o trio de música árabe Yinnan al Andalus, formado por três músicos originários de Marrocos “que interpretam magistralmente essa música complexa e delicada que ecoava nos palácios e medinas de Al-Andalus e Médio Oriente”, como indica a organização.

Os bilhetes para o espetáculo têm o valor de 10 euros, podendo ser adquiridos através do número de telefone 212724922, do e-mail auditorio@cm-almada.pt ou presencialmente, no Auditório Municipal, no horário habitual ou uma hora antes do espetáculo.

 

2. Ir ver uma exposição alusiva ao 25 de Abril

Para comemorar o 50. º aniversário da Revolução dos Cravos, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCT) tem um programa que conta com exposições de artes plásticas e fotografia, uma instalação, um ciclo de cinema e um clube de leitura de livros proibidos. Aproveite a semana para visitar a exposição “A Liberdade está a Passar por Aqui”, composta por desenhos de Fernando Quintas com a curadoria de José Moura e Ana Alves Pereira.

“Esta exposição pretende, de forma ampla, subtil e inclusiva, aludir aos murais revolucionários que foram pintados ao longo de vários anos em cidades, vilas e aldeias portuguesas”, indica o autor Fernando Quintas, citado em comunicado da NOVA FCT. A visita da exposição é gratuita e aberta a toda a comunidade.

 

3. Aprender sobre plantas aromáticas e medicinais

No sábado, 17 de fevereiro, das 9h30 às 12h30, a Câmara Municipal de Almada abre o viveiro municipal do Alto do Índio, na Sobreda, à população com a realização de um workshop gratuito. Os participantes podem aprender mais sobre plantas aromáticas e medicinais, plantas e flores comestíveis e ervas que podem trazer saúde e bem-estar. A proposta é  trabalhar com cada planta, conhecer os seus aromas e propriedades e saber quando e como cultivar.

A entrada é livre. Cada participante deve levar roupa e calçado adequados, água, luvas e, se tiver, tesoura de podar.

 

4. Levar os mais pequenos a (re)imaginar a cidade

Também a 17 de fevereiro, às 15h, o Museu de Almada – Casa da Cidade recebe a oficina “(Re)construtores de imagens”. Em conjunto, as crianças e o mediador João Valente vão observar a exposição fotográfica “Esta é a cidade e é bela: A Almada de Júlio Diniz” e, a partir dos registos que refletem as histórias das gentes de Almada, criar outras narrativas e outras pinturas.

A iniciativa destinada a famílias com crianças a partir dos 5 anos é gratuita, com marcação prévia através do e-mail museus.comunica@cm-almada.pt .

 

5. Construir marionetas em família

Ainda no sábado, 17 de fevereiro, pelas 16h, a biblioteca municipal Maria Lamas, no Monte de Caparica, recebe uma oficina de marionetas que promete fazer as delícias dos mais novos. “Dá asas à tua imaginação, cria, inventa e diverte-te!”, incita a organização, que pretende dar a conhecer o teatro de marionetas e as várias formas de imaginação que este acarreta.

A oficina destinada a crianças a partir dos 4 anos tem marcação prévia, que deve ser feita através do e-mail biblactividades@cm-almada.pt ou do contato telefónico 212 724 920.

 

6. Visitar uma exposição de artes plásticas no Meia Volta de Úrano

A 17 de fevereiro, pelas 17h, inaugura “A Tinta se Pinta a Noite em Branco”, de Ricardo Azevedo, no Meia Volta de Úrano – Casa das Artes, em Cacilhas. Através desta mostra de artes plásticas, o autor explora diferentes técnicas de pintura e desenho sobre tela e papel, “na certeza de que há uma parte do exercício artístico que nos põe novamente a sonhar, a brincar e a fazer experiências”, indica.

 

7.Ver comédia stand-up no Cine Incrível – Alma Danada

Se não sabe o que fazer na noite de sábado, 17 de fevereiro, aproveite para ver um espetáculo de comédia stand-up no Cine Incrível – Alma Danada, com início marcado para as 21h30. Nesta sessão do clube de comédia de Almada, os convidados são Pedro Correia, João Alves (apresentador) e o já veterano Jorge Flex.

O Rialma estreou-se no Cine Incrível a 7 de junho de 2023, tendo como objetivo dinamizar a zona de Almada Velha e permitir aos comediantes experimentar material novo, num permanente diálogo com a audiência. A entrada tem o valor de 6 euros, podendo ser adquirida à porta ou online.

 

8. Assistir a um espetáculo de wrestling na Casa Amarela

Também na noite de sábado, 17 de fevereiro, às 21h, a Casa Amarela no Laranjeiro recebe o espetáculo de wrestling “Dream Pro I: O Primeiro Dia”. Neste evento cheio de energia, o combate principal coloca frente a frente João “Goldenboy” Santos e Paulo “Knockout” Cruz, pelo campeonato absoluto. “Mas mais nomes nacionais e internacionais serão anunciados”, indica a organização

O espetáculo está inserido na programação “À Volta das Casas”, contando com entrada livre. As reservas devem ser feitas através do e-mail juventude@cma.m-almada.pt.

 

9. Ver uma peça para toda a família no Teatro Municipal

Outra opção para a noite de 17 de fevereiro é assistir à estreia no Teatro Municipal Joaquim Benite “Nuit”, peça curta para três malabaristas, que se apresenta pelas 21h. No domingo, 18 de fevereiro, há nova sessão às 16h. A peça inicia-se com três personagens num espaço fechado e às escuras, “seguindo-se uma sucessão vertiginosa de acontecimentos sem pausas nem tempo para tomar fôlego, apanhando o público de surpresa”, como pode ler-se na síntese do espetáculo.

Os bilhetes para a criação colectiva de Nicolas Mathis, Juien Clément e Remi Darbois têm o valor de 15 euros, e podem ser adquiridos aqui.

 

10. Participar numa biblioteca humana que comemora o 25 de Abril

Também para comemorar o ano especial que vivemos, a iniciativa “Bibliotecas Humanas” regressa na quinta-feira, dia 21 de fevereiro, desta vez à Biblioteca Municipal José Saramago, às 18h. Nesta sessão, o tema escolhido é “O movimento associativo antes e depois do 25 de Abril em Almada”.

Através da conversa com várias pessoas que partilham vivências ligadas às coletividades do concelho, será possível descobrir a força das associações em Almada, os seus protagonistas e a importância que tiveram e têm na formação artística, desportiva e cultural de tantos almadenses. A marcação prévia deve ser feita através do e-mail biblactividades@cm-almada.pt, ou do contato telefónico 212 724 920.

 

11. Ver um filme de Wim Wenders no Auditório Municipal

A 21 de fevereiro, pelas 21h, o Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça recebe “Anselm – O Som do Tempo”, filme de Wim Wenders que explora a obra de Anselm Kiefer.

Este é “um retrato único em 3D, filmado ao longo de dois anos, que revela o seu percurso de vida, a sua inspiração e seu processo criativo, bem como o seu fascínio pelo mito e pela história”, indica a organização. Os bilhetes têm o valor de 3 euros, com desconto de 50% para jovens e seniores. Podem ser reservados através do e-mail auditorio@cm-almada.pt ou presencialmente, uma hora antes da sessão.

 

Se desejar receber as sugestões culturais do jornal ALMADENSE todas as semanas no seu e-mail, subscreva a nossa newsletter. Saiba como.

 

Feira do Fumeiro no Laranjeiro prolongada até 18 de fevereiro

Publicidade
FCT-gif-2

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *