13.6 C
Almada

Novo Hub Criativo nasce na Trafaria para impulsionar a criação artística

Novo espaço vai trazer à Trafaria oficinas, escolas informais, espetáculos, filmes e programas na área do pensamento artístico.

 

A Trafaria conta desde este sábado, dia 8 de fevereiro, com um novo espaço dedicado à promoção da criação artística e ao fomento de indústrias criativas. Intitulado “Casa do Cais – Hub Criativo da Trafaria”, o espaço foi concebido para ser um ponto de encontro para artistas e profissionais da cultura, além de estimular o desenvolvimento de novas dinâmicas económicas na freguesia. Na inauguração marcaram presença a presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros, e o vereador responsável pelo pelouro da juventude, Filipe Pacheco.

Além de acolher a criação artística, o novo espaço pretende também impulsionar o desenvolvimento de indústrias criativas naquela zona do concelho, criando novas dinâmicas para a comunidade local.

O objetivo é gerar um ambiente propício à inovação e à criatividade, proporcionando oportunidades para artistas e outros profissionais da cultura na Trafaria e em todo o município de Almada.

- PUBLICIDADE -
referencia

O novo hub ocupa um dos edifícios do antigo Presídio da Trafaria, que passou por um processo de requalificação e reconversão funcional, financiado através do PORL – Programa Operacional Regional de Lisboa. A Câmara cedeu o espaço e estabeleceu uma parceria com a Cardume Insólito – Associação Cultural e Social, que vai ficar responsável pela gestão do centro cultural.

 

casa-trafaria
Inauguração contou com a presença de Inês de Medeiros e Filipe Pacheco. Bruno Marreiros / Almadense

A “Casa do Cais – Hub Criativo da Trafaria” pretende oferecer uma ampla gama de atividades, incluindo oficinas, escolas informais, espetáculos, filmes e programas focados no pensamento artístico. A Câmara Municipal de Almada destaca que este projeto “serve de contributo ativo para o enriquecimento cultural e artístico da Trafaria”, com o objetivo de fomentar o pensamento criativo e promover a troca de experiências entre os artistas.

Com a sua inauguração, o hub criativo reforça a Trafaria como um centro de inovação cultural, oferecendo um novo espaço para a arte e a criatividade no município de Almada.

 

“Filhos do Meio”: o papel de Almada no nascimento do hip hop em Portugal, agora também em livro

 

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Circulação interditada na zona ribeirinha da Trafaria

Risco de cheia leva ao encerramento da frente ribeirinha. Junta de Freguesia pede prudência...

Retomada ligação fluvial entre Porto Brandão e Belém [atualizada]

Os veículos Classe A (motorizadas) e os veículos Classe B (motos) podem ser transportados,...

Ponte 25 de Abril encerrada a motociclos e viaturas com capotas de lona devido ao vento

Medida foi adotada esta quinta-feira por razões de segurança. Túnel de acesso de Almada...

Seis famílias realojadas em Almada devido ao mau tempo

Frentes ribeirinhas e marítimas e estado de fragilidade das arribas são as principais preocupações...