Segunda-feira, Dezembro 11, 2023
CidadeDestaque

Inaugurados novos edifícios do Presídio da Trafaria

Novos edifícios vão acolher startups, pequenas empresas de indústrias culturais, indústrias criativas e associações locais.

 

“É uma alegria ver as pessoas neste espaço renovado”, afirmou a presidente da Câmara Municipal de Almada (CMA), Inês de Medeiros, durante a inauguração da primeira fase da requalificação do antigo Presídio da Trafaria, realizada esta terça-feira, dia 12 de julho. Os novos imóveis vão acolher startups, pequenas empresas de indústrias culturais, indústrias criativas e associações locais, assim como futuramente o primeiro Instituto das Artes e Tecnologias (IAT) do país, numa parceria entre a autarquia e a Universidade NOVA de Lisboa.

“Agora é preciso dar vida a estes espaços fundados para a comunidade com projetos e ideias”, disse a autarca durante a apresentação, relembrando a importância da Trafaria para o município.

Trata-se de um primeiro passo na renovação do antigo forte, que irá receber o futuro Instituto das Artes e Tecnologia, uma unidade académica de dimensão internacional, que irá implica um investimento que ultrapassa os 7 milhões de euros.

Está ainda prevista a reabilitação das antigas Celas para a instalação residências de estudantes, num projeto que está a ser estudado entre os possíveis parceiros, avançou Inês de Medeiros. 

Este projeto é um “sinal claro do caminho que queremos continuar a construir para Almada: requalificar o território, criar espaços de vida dinâmicos, que apoiem o desenvolvimento social e económico e que melhorem a qualidade de vida dos almadenses”, acrescentou ainda a autarca na sua página de Facebook.

Durante a sessão, esteve também presente a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT), Teresa Almeida, a quem a presidente de Almada agradeceu, dizendo que “sem eles esta obra não seria possível”.

 

Presídio da Trafaria: Novo Instituto de Artes e Tecnologia terá investimento de 7,6 milhões

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *