Novo espaço vai trazer à Trafaria oficinas, escolas informais, espetáculos, filmes e programas na área do pensamento artístico.
A Trafaria conta desde este sábado, dia 8 de fevereiro, com um novo espaço dedicado à promoção da criação artística e ao fomento de indústrias criativas. Intitulado “Casa do Cais – Hub Criativo da Trafaria”, o espaço foi concebido para ser um ponto de encontro para artistas e profissionais da cultura, além de estimular o desenvolvimento de novas dinâmicas económicas na freguesia. Na inauguração marcaram presença a presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros, e o vereador responsável pelo pelouro da juventude, Filipe Pacheco.
Além de acolher a criação artística, o novo espaço pretende também impulsionar o desenvolvimento de indústrias criativas naquela zona do concelho, criando novas dinâmicas para a comunidade local.
O objetivo é gerar um ambiente propício à inovação e à criatividade, proporcionando oportunidades para artistas e outros profissionais da cultura na Trafaria e em todo o município de Almada.
O novo hub ocupa um dos edifícios do antigo Presídio da Trafaria, que passou por um processo de requalificação e reconversão funcional, financiado através do PORL – Programa Operacional Regional de Lisboa. A Câmara cedeu o espaço e estabeleceu uma parceria com a Cardume Insólito – Associação Cultural e Social, que vai ficar responsável pela gestão do centro cultural.

A “Casa do Cais – Hub Criativo da Trafaria” pretende oferecer uma ampla gama de atividades, incluindo oficinas, escolas informais, espetáculos, filmes e programas focados no pensamento artístico. A Câmara Municipal de Almada destaca que este projeto “serve de contributo ativo para o enriquecimento cultural e artístico da Trafaria”, com o objetivo de fomentar o pensamento criativo e promover a troca de experiências entre os artistas.
Com a sua inauguração, o hub criativo reforça a Trafaria como um centro de inovação cultural, oferecendo um novo espaço para a arte e a criatividade no município de Almada.
“Filhos do Meio”: o papel de Almada no nascimento do hip hop em Portugal, agora também em livro