14.9 C
Almada
março-solta

Novo Hub Criativo nasce na Trafaria para impulsionar a criação artística

Novo espaço vai trazer à Trafaria oficinas, escolas informais, espetáculos, filmes e programas na área do pensamento artístico.

 

A Trafaria conta desde este sábado, dia 8 de fevereiro, com um novo espaço dedicado à promoção da criação artística e ao fomento de indústrias criativas. Intitulado “Casa do Cais – Hub Criativo da Trafaria”, o espaço foi concebido para ser um ponto de encontro para artistas e profissionais da cultura, além de estimular o desenvolvimento de novas dinâmicas económicas na freguesia. Na inauguração marcaram presença a presidente da Câmara de Almada, Inês de Medeiros, e o vereador responsável pelo pelouro da juventude, Filipe Pacheco.

Além de acolher a criação artística, o novo espaço pretende também impulsionar o desenvolvimento de indústrias criativas naquela zona do concelho, criando novas dinâmicas para a comunidade local.

O objetivo é gerar um ambiente propício à inovação e à criatividade, proporcionando oportunidades para artistas e outros profissionais da cultura na Trafaria e em todo o município de Almada.

- PUBLICIDADE -fct-CHALLENGE_REDES_300_250

O novo hub ocupa um dos edifícios do antigo Presídio da Trafaria, que passou por um processo de requalificação e reconversão funcional, financiado através do PORL – Programa Operacional Regional de Lisboa. A Câmara cedeu o espaço e estabeleceu uma parceria com a Cardume Insólito – Associação Cultural e Social, que vai ficar responsável pela gestão do centro cultural.

 

casa-trafaria
Inauguração contou com a presença de Inês de Medeiros e Filipe Pacheco. Bruno Marreiros / Almadense

A “Casa do Cais – Hub Criativo da Trafaria” pretende oferecer uma ampla gama de atividades, incluindo oficinas, escolas informais, espetáculos, filmes e programas focados no pensamento artístico. A Câmara Municipal de Almada destaca que este projeto “serve de contributo ativo para o enriquecimento cultural e artístico da Trafaria”, com o objetivo de fomentar o pensamento criativo e promover a troca de experiências entre os artistas.

Com a sua inauguração, o hub criativo reforça a Trafaria como um centro de inovação cultural, oferecendo um novo espaço para a arte e a criatividade no município de Almada.

 

“Filhos do Meio”: o papel de Almada no nascimento do hip hop em Portugal, agora também em livro

 

Apoie o jornalismo local independente

Caro leitor, o seu apoio é fundamental para garantir que o jornal ALMADENSE pode continuar a informar a comunidade com rigor e isenção. Contribuir financeiramente para a sustentabilidade do jornal é uma forma de assegurar que temas relevantes para o nosso concelho continuam a receber cobertura de forma honesta e imparcial, sem influências externas. Cada donativo é importante para nos ajudar a financiar este trabalho e dar voz às histórias que merecem ser contadas. Contamos consigo para continuar esta missão.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE

Últimas

PUBLICIDADEcinema-forum

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Rita & Os Usados de Qualidade apresentam álbum no Cine Incrível, em Almada

Novo projeto musical junta a cantora Rita Redshoes e alguns dos mais experientes artistas...

Transtejo suspende transporte de veículos entre a Trafaria e Belém este fim de semana

Durante a interrupção, o transporte de passageiros continua a decorrer no horário habitual. O serviço...

Tágides: Almada recebe Festival Internacional de Tunas Universitárias este fim de semana

Evento musical inclui uma Noite de Serenatas junto aos Paços do Concelho (sexta-feira) e...

APAV Almada: 75% das vítimas são de violência doméstica

Estabelecido em 2021, o gabinete de apoio no concelho tem registado um número maior...