anuncio-farmacia-sobreda
21.6 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Música, oficinas e visitas guiadas: 8 ideias para desfrutar de Almada em março

Concertos de tributo aos Rolling Stones e Pink Floyd, uma oficina de teatro para os mais novos ou uma visita guiada ao Convento dos Capuchos são algumas das sugestões do ALMADENSE para a próxima semana.

 

Com o sol a espreitar nos próximos dias, são várias as maneiras de descobrir um pouco mais sobre a cidade. Não sabe muito sobre Almada? Aproveite o sábado para visitar o Convento dos Capuchos com um historiador ou para voltar a entrar no Cine Incrível para assistir a um concerto de tributo aos Pink Floyd. Não sabe como entreter os mais novos? Leve-os a uma oficina de teatro, no sábado, ou a uma ação de voluntariado na praia, no domingo. Conheça aqui estas e outras sugestões para uma semana em cheio.

 

1. Ouvir música clássica no Auditório Municipal

- PUBLICIDADE -
banner-capuchos

musica-classica

A 15 de março, sexta-feira, às 21h, o Auditório Fernando Lopes-Graça recebe um recital franco-belga, de que fazem parte a Grande Sonata para Piano e Violino Op.12, de Henri Vieuxtemps, a Sonata para Violino e Piano em Sol menor, de Claude Debussy e o Estudo em forma de Valsa Capricho Op.52, de Camille Saint-Saëns e Eugène Ysaÿe. O recital conta com Bruno Monteiro, reconhecido internacionalmente como um violinista de topo e líder, há mais de 25 anos, de uma intensa atividade concertística em recital, e João Paulo Santos, pianista que durante as últimas quatro décadas tem trabalhado no Teatro Nacional de São Carlos, como maestro principal do coro, e agora como Diretor de Estudos Musicais e Diretor Musical de Cena.

Os bilhetes para o recital têm o valor de 5 euros, com desconto de 50% para jovens e seniores. Podem ser adquiridos na bilheteira do Auditório ou reservados através do e-mail auditorio@cm-almada.pt.

 

2. Ver dois concertos de tributo no Cine Incrível

Nos dias 15 e 16 de março, sexta-feira e sábado, o Cine Incrível – Alma Danada recebe dois concertos de tributo a bandas míticas de rock britânico. A 15 de março, às 21h30, os Stones Alive dão vida aos Rolling Stones, grupo formado em 1962 pelo baterista Charlie Watts, o guitarrista Ronnie Wood, o vocalista Mick Jagger e o guitarrista Keith Richards. Os bilhetes têm o valor de 10 euros e podem ser adquiridos aqui.

Já no sábado, também às 21h30, os After Floyd homenageiam o rock progressivo de Pink Floyd, banda conhecida pela sua experimentação musical e pela originalidade de Roger Waters, Nick Mason, David Gilmour e Richard Wright. Os bilhetes, com o valor de 10 euros, podem ser adquiridos aqui.

- PUBLICIDADE -
banner-capuchos

 

3. Participar numa visita guiada ao Convento dos Capuchos

No sábado, 16 de março, às 10h, participe numa visita guiada ao Convento dos Capuchos na companhia do historiador Rui Mesquita Mendes e descubra mais sobre o edifício construído no século XVI para os frades franciscanos. Já que está no Convento dos Capuchos, aproveite para descobrir o romântico jardim e o miradouro. A visita é gratuita, com marcação prévia através do e-mail capuchos@cm-almada.pt.

 

4. Levar os mais novos a uma oficina de teatro

No sábado, dia 16 de março, o Teatro Municipal Joaquim Benite convida as crianças a participar na oficina “Mais drama, por favor!”. Através do jogo dramático, as crianças são levadas a experimentar alguns exercícios que fazem parte do trabalho de um actor, como movimento, voz e dicção, expressão verbal e não-verbal e improvisação. A atividade será orientada por Joana Sabala, professora de Expressões Artísticas e formadora teatral que, desde 2007, coordena e desenvolve projectos de educação pela arte e de intervenção em contexto escolar através da expressão dramática.

A atividade tem lugar às 15h (dos 5 aos 8 anos) e às 16h (dos 9 aos 12 anos). A inscrição tem o valor de 5 euros (2,5 euros para os jovens membros do Clube de Amigos) e pode ser feita através do telefone 917 433 120 ou do e-mail bilheteira@ctalmada.pt.

 

- PUBLICIDADE -
fct-escola-verao

5. Assistir a um concerto de rap e hip-hop no Ponto de Encontro

Ainda no sábado, dia 16 de março, às 21h30, o Ponto de Encontro em Cacilhas recebe um espetáculo para os mais jovens. NastyFactor e Kristoman são as estrelas deste concerto, inserido na programação do “Março à Solta” 2024.

NastyFactor, membro fundador do GROGnation, lançou-se a solo há três anos com o álbum intimista “A Vida dos Felizes”. A sua grande paixão pelo Rap levou-o ainda a produzir para outros artistas, como Bispo e Mike Find Mind. Kristoman, rapper do grupo TriBruto, tem vindo a destacar-se no Hip-Hop e conta já com um grande número de discos e colaborações com YoCliché, Reflect + e Perigo Público. A entrada é gratuita, limitada à capacidade da sala.

 

6. Participar numa ação de voluntariado na praia

praia-limpeza

Também para os mais jovens, há no domingo, dia 17 de março, pelas 9h30, uma ação de voluntariado na praia do Segundo Torrão, na Trafaria. Aí, os voluntários vão ajudar a recolher o lixo das praias, cuidado da natureza. “Há muito que podes fazer para ajudar e contribuir para um meio ambiente mais limpo e podes começar por te juntar a nós nesta ação de limpeza”, incita a organização. A iniciativa integra-se na programação do “Março à Solta”, que pode consultar aqui.

É necessária inscrição prévia através do e-mail brigadadomar@gmail.com.

 

7. Conversar numa “Biblioteca Humana”

A 20 de março, quarta-feira, pelas 15h, a Biblioteca Municipal Maria Lamas recebe mais uma sessão da iniciativa “Bibliotecas Humanas”, desta vez dedicada ao tema “O Meu Bairro”.

Através da  partilha, cada pessoa vai poder contar a sua história e as suas vivências na cidade de Almada, ouvindo o que os outros têm para oferecer. Na terceira conversa da iniciativa, está em foco a vivência do bairro, extensão natural das nossas casas. “Qual é a identidade do seu bairro? Que serviços, zonas de lazer e comércio existem? Como era o seu bairro antes do 25 de abril e que transformações se deram depois? Que aspetos urbanísticos e sociais é necessário melhorar?” são algumas das questões a discutir nesta partilha comunitária.

Dinamizada por David Freitas e Luís Barradas, a iniciativa conta com entrada livre, com inscrição prévia através do e-mail biblactividades@cm-almada.pt, ou do contato telefónico 212 724 920.

 

8. Ver uma comédia romântica finlandesa

Também a 20 de março, às 21h, o Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça recebe “Folhas Caídas”, de Aki Kaurismäki.

Com Alma Pöysti e Jussi Vatanen nos papéis principais, a comédia romântica (e dramática) finlandesa conta a história de Ansa e Holappa, dois personagens solitários num desolado ano de 2024 que tentam encontrar o amor. O caminho para este objectivo é obscurecido pelo alcoolismo do homem, pela perda de um número de telefone, por um acidente e pela ignorância do nome e da morada um do outro. Mas, mesmo no meio de uma guerra que se ouve pelo rádio, o amor tem as suas formas de vencer.

Os bilhetes para a sessão de cinema têm o valor de 3 euros, com desconto de 50% para jovens e seniores. Podem ser adquiridos na bilheteira do Auditório ou reservados através do e-mail auditorio@cm-almada.pt.

 

Se desejar receber as sugestões culturais do jornal ALMADENSE todas as semanas no seu e-mail, subscreva a nossa newsletter. Saiba como.

 

https://almadense.sapo.pt/cultura/o-futuro-ja-era-companhia-de-teatro-de-almada-estreia-nova-criacao/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matnova-FCT

Últimas

PUBLICIDADE
MatNOVA-MREC

Mais Notícias

PUBLICIDADE
tudo-festa-2025

Artigos Relacionados

Costa da Caparica recebe Festival “Suncébeat New Horizons”

Evento promete dias cheios de música, com atuações junto à praia, num convite à...

Antigas piscinas de São Paulo, em Almada, recebem exposição de Kiluanji Kia Henda

Exposição do artista angolano reflete sobre a memória histórica do passado colonial em Angola....

Milhanas em concerto, oficinas e mercado: Solar ComVida está de regresso à Sobreda

Evento oferece oficinas variadas, música, cinema e um mercado das artes, para desfrutar durante...

Está Tudo em Festa: Quim Barreiros, Teresa Salgueiro e Cláudia Pascoal animam mês de junho em Almada

Atuações musicais, concursos, sessões de cinema e as tradicionais Marchas Populares marcam programação deste...