Segunda-feira, Maio 20, 2024
CulturaDestaque

Fred Martins, Jaques e Paula Morelenbaum trazem noite de música ao Museu de Almada

Trio brasileiro atua sexta-feira, dia 28 de julho, no Museu de Almada. O concerto começa às 21h e tem entrada livre.

 

Fred Martins, Jaques Morelenbaum e Paula Morelenbaum apresentam-se ao público almadense com um espetáculo de entrada gratuita no palco do Museu de Almada – Casa da Cidade (Cova da Piedade). O concerto, que é o primeiro da digressão europeia do trio, conta no alinhamento com canções de alguns dos maiores nomes da música brasileira, como Tom Jobim, Vinicius de Moraes, João Donato, Caetano Veloso e Chico Buarque, e do pianista e compositor japonês Ryuichi Sakamoto.

Considerado pela crítica como um dos artistas mais talentosos da sua geração, Fred Martins regressa à Europa com oito álbuns lançados, dos quais se podem destacar “A Música É Meu País” e “Ultramarino”, o seu trabalho mais recente, que conta com canções feitas enquanto o músico viveu em Portugal e em Espanha. Nascido em Niterói, Rio de Janeiro, Fred Martins é também reconhecido pela qualidade das suas composições, tendo escrito temas para Ney Matogrosso, Adriana Calcanhoto e Maria Rita.

Publicidade
FCT-gif-2

Jaques Morelenbaum chega a Almada como figura central da música brasileira. Parte integrante da Nova Banda de Tom Jobim, o violoncelista é conhecido não só pela qualidade como instrumentista, como também pelos consagrados arranjos e orquestrações. Colaborou no Brasil com figuras como Caetano Veloso, Gal Costa e Gilberto Gil e deu-se a conhecer um pouco por todo o mundo pelos trabalhos conjuntos com os Madredeus, Cesária Évora, Paulo Flores e Ryuichi Sakamoto, destacando-se também na produção de bandas sonoras e na direção de orquestras sinfónicas.

Paula Morelenbaum tem um percurso semelhante a partir da colaboração na Nova Banda. A cantora brasileira é uma reconhecida voz do Jazz e do Bossa Nova, consagrada nos projetos Quarteto Jobim Morelenbaum e no trio Morelenbaum2/Sakamoto, no qual participou com Jaques e Ryuichi. Conta com colaborações com Ivan Lins e Caetano Veloso e participações nos principais festivais de jazz mundiais. Fred Martins, Jaques e Paula Morelenbaum fazem-se acompanhar pelo baterista Marcio Dhiniz.

Para além do concerto em Almada, os músicos tocam no dia 30 de julho, pelas 19h, em Sintra. Este espetáculo, que terá lugar na Quinta Carmélia Gardens, tem uma lotação máxima de 100 pessoas. Os bilhetes custam 30 euros e devem ser reservados através do email shownopalacio@gmail.com.

 

David Carreira e Toy animam festas populares do Monte de Caparica

Publicidade
expo-lisnave-cma

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *