Das comemorações do Dia da Mulher a um concerto solidário dos Xutos & Pontapés, há muito para fazer na cidade nos próximos dias.
Comemorar o dia da mulher, ouvir tunas universitárias de todo o país, ver um concerto dos Xutos & Pontapés na Charneca de Caparica ou entrar no Março à Solta com wrestling na Casa Amarela são algumas das sete sugestões do ALMADENSE para os próximos dias.
1. Ver um concerto da fadista Ana Laíns com André Santos e Miguel Vieira da Silva
O grande destaque da programação do Dia da Mulher em Almada vai para o concerto protagonizado por Ana Laíns, na voz, e André Santos com Miguel Vieira da Silva, na guitarra clássica. O concerto de fado e música tradicional portuguesa pretende homenagear as mulheres através da voz melódica de Ana e da sonoridade das guitarras. O espetáculo tem lugar no Auditório Municipal Fernando Lopes-Graça às 21h de sexta-feira, 8 de março e conta com entrada livre, mediante levantamento de bilhete.
2. Assistir ao Tágides – Festival Internacional de Tunas Universitárias
Nos dias 8 e 9 de março, sexta-feira e sábado, o festival de tunas Tágides regressa a Almada para mais uma edição. O encontro, que irá marcar a celebração dos 30 anos da anTUNiA da NOVA FCT, conta com duas noites de comemoração da música universitária.
A concurso já estão confirmadas seis tunas vindas de norte a sul do país: TUM-Tuna Universitária do Minho, TUP-Tuna Universitária do Porto, TUA-Tuna Universitária de Aveiro, Hinoportuna-Tuna Académica do Instituto Polténcio de Viana do Castelo, EUC- Estudantina Universitária de Coimbra e a TUIST – Tuna Univesitária do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. Ainda será possivel assistir às atuações da Tuna Maria – Tuna feminina da NOVA FCT, e da Fortuna – Tuna Académica da NOVA SBE.
O evento terá lugar na Academia Almadense. Os bilhetes já estão à venda na plataforma See Tickets ou no átrio do Ed. VII do Campus de Caparica.
3. Levar os mais novos a uma oficina de tipografia
No sábado, 9 de março, leve os mais novos a participar numa oficina de tipografia e aproveite para conhecer a exposição “Pôr as Ideias no Papel”, patente na Biblioteca Municipal José Saramago a partir do mesmo dia. Nesta exposição, pode ver-se alguns objetos provenientes de uma antiga tipografia, entre os quais três máquinas que fizeram história na atividade tipográfica.
Na oficina “Vai Haver Mãos Sujas!”, às 15h, os mais pequenos vão aprender que tipografar pode ser divertido e vão ter oportunidade de experimentar algumas técnicas de impressão de texto que se usavam antigamente. A atividade dinamizada pelo Papeleiro Doido conta com entrada livre.
4. Assistir a um concerto (solidário) dos Xutos & Pontapés
No sábado, dia 9 de março, regressa à Charneca de Caparica o festival Colmeia Rock Fest, que este ano traz como cabeça de cartaz a mítica banda Xutos & Pontapés. Para aquecer o ambiente, antes de Tim, Kalú, João Cabeleira e Gui, sobem ao palco os Má Vizinhança, cujos cinco membros trabalham para manter vivo o rock português, sem medo da fusão com outros géneros. Segue-se o grupo de Alcobaça Meu e Teu, mais conhecido pelo tema “Grita”.
O evento, que tem como objetivo angariar fundos para a associação Colmeia Vigilante, tem lugar no Clube Recreativo Charnequense, localizado na Avenida Elias Garcia (Palhais), com início marcado para as 19h.
5. Ver teatro de marionetas em família
Já no próximo fim de semana, a 9 e 10 de março, vai estar no Teatro Municipal Joaquim Benite o Teatro de Marionetas do Porto, com “Como um Carrossel”. Esta peça conta a história de uma menina que vai crescendo numa espécie de viagem, ao longo da qual são lançadas muitas perguntas. “O público viaja através do olhar dessa menina e da forma espontânea como ela se relaciona com a vida”, indica o TMJB na sua página. Escrito e encenado originalmente em 2006. “Como um Carrossel” conhece agora uma nova abordagem, com momentos interpretados em Língua Gestual Portuguesa, mantendo o apelo à imaginação e à diversão do texto original.
Há sessões no sábado, 9 de março, às 16h, e domingo, 10 de março, às 11h. Os bilhetes podem ser adquiridos aqui.
6. Ouvir poesia na Incrível Almadense
No dia 9 de março, sábado, às 17h, a Incrível Almadense recebe uma sessão de poesia da revista portuense Estúpida, com vários dos seus colaboradores. Em pleno dia de reflexão eleitoral, a organização apela a todos a que “votem poesia” neste evento com entrada livre.
Já no Cine Incrível, há na sexta-feira, 8 de março, uma Damn Session com a banda de rock psicadélico Traz os Monstros, com pré-venda a 5 euros e entrada, no dia, a 6 euros. No domingo, dia 9, regressam as “Tardes de Vanguarda”, que contam com atuações dos DJs Boieiro e Lizardo. As portas abrem a partir das 17h e o preço da entrada é de 4 euros.
7. Ver wrestling no Almada Wrestlefest
No sábado, 9 de março, às 21h, assista a um espetáculo de wrestling no Almada Wrestlefest, onde colidem “os maiores lutadores de wrestling do país”. A segunda edição do evento conta com cinco emocionantes combates, incluindo “um duelo eletrizante entre Cláudia Bradstone e Laura Di Matteo, um combate sem regras que promete quebrar todos os limites, e a disputa pela Taça Conquista de Almada, entre João Milão e Paulo «Knockout» Cruz.
O espetáculo inserido na programação Março à Solta terá lugar na Casa Amarela – Centro Cultural e Juvenil de Santo Amaro e conta com entrada livre.
Se desejar receber as sugestões culturais do jornal ALMADENSE todas as semanas no seu e-mail, subscreva a nossa newsletter. Saiba como.
https://almadense.sapo.pt/cidade/marco-a-solta-traz-a-almada-voz-de-cama-de-tania-graca-e-ana-markl-e-ainda-musica-danca-debates-e-arte-urbana/