Segunda-feira, Maio 20, 2024
CulturaDestaqueOutros Destaques

Festival Read On promove a leitura entre os jovens almadenses

Alberto Manguel, Áurea, Mariana Alvim, Nuno Ribeiro e Gonçalo M. Tavares vão participar no evento com oficinas, leituras e espetáculos musicais.

 

Entre 23 e 26 de maio, regressa ao Solar dos Zagallos, na Sobreda, o festival Read On Almada, que junta literatura, escrita e música num só evento. Especialmente dirigido a promover o gosto pela leitura entre os jovens dos 12 aos 19 anos, o festival está aberto a todos os públicos.

Alberto Manguel, ficcionista e diretor da biblioteca nacional da Argentina, fala com os jovens logo a 23 de maio, às 21h. A conversa conta com mediação da jornalista Ana Daniela Soares e passa por temas como a escrita, a tradução e a edição. Às 15h, a cantora Aurea apresenta o projeto pedagógico “Betweien Planeta Slow”, que alerta para a importância da sustentabilidade social, económica e ambiental.

Publicidade
fct-cientistas

Nesta quinta edição do festival, Nuno Ribeiro assegura, a 24 de maio, uma entrevista seguida de momento musical. A partir das 21h, o compositor e intérprete, com três singles de platina, responde a questões sobre a arte de criar e dá a conhecer ao público alguns dos seus êxitos.

Já o artista Poeta da Cidade, toma o palco às 21h30 de 25 de maio, declamando poesia “Metafisicamente d’outro Mundo” com o músico Wake up Sleep. Uma hora antes, Paulo Fragoso convida a locutora de rádio Mariana Alvim para uma conversa sobre leituras.

“A música antes e depois do 25 de Abril” é o tema da edição da sessão das bibliotecas humanas integrada no festival Read On. Às 16h de dia 25, abre-se a conversa sobre bandas, cantores, concertos e público deste lado do rio.

O desfile de cosplay, com Cosukai, é o grande destaque do último dia do festival, às 15h30. Um workshop de cozinha ou uma leitura encenada d’”Os Três Porquinhos” para o público mais jovem são outras sugestões do Read On para 26 de maio.

O Festival Literário Read On Almada é uma iniciativa coorganizada pela Câmara Municipal de Almada e o Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté. Desde a banda desenhada ao poetry slam, passando pela escrita criativa, tem como objetivo aproximar os jovens da leitura, alertando para a sua importância individual e social.

Todas as atividades são gratuitas. Há ainda cinco exposições por descobrir e bancas de comida de rua, com opções vegan.

Conheça aqui o programa completo.

 

“Sabores de Almada 2024” chama restaurantes do concelho a participar

Publicidade
expo-lisnave-cma

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *