anuncio-farmacia-sobreda
19.9 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Festival Read On promove a leitura entre os jovens almadenses

Alberto Manguel, Áurea, Mariana Alvim, Nuno Ribeiro e Gonçalo M. Tavares vão participar no evento com oficinas, leituras e espetáculos musicais.

 

Entre 23 e 26 de maio, regressa ao Solar dos Zagallos, na Sobreda, o festival Read On Almada, que junta literatura, escrita e música num só evento. Especialmente dirigido a promover o gosto pela leitura entre os jovens dos 12 aos 19 anos, o festival está aberto a todos os públicos.

Alberto Manguel, ficcionista e diretor da biblioteca nacional da Argentina, fala com os jovens logo a 23 de maio, às 21h. A conversa conta com mediação da jornalista Ana Daniela Soares e passa por temas como a escrita, a tradução e a edição. Às 15h, a cantora Aurea apresenta o projeto pedagógico “Betweien Planeta Slow”, que alerta para a importância da sustentabilidade social, económica e ambiental.

Nesta quinta edição do festival, Nuno Ribeiro assegura, a 24 de maio, uma entrevista seguida de momento musical. A partir das 21h, o compositor e intérprete, com três singles de platina, responde a questões sobre a arte de criar e dá a conhecer ao público alguns dos seus êxitos.

- PUBLICIDADE -

Já o artista Poeta da Cidade, toma o palco às 21h30 de 25 de maio, declamando poesia “Metafisicamente d’outro Mundo” com o músico Wake up Sleep. Uma hora antes, Paulo Fragoso convida a locutora de rádio Mariana Alvim para uma conversa sobre leituras.

“A música antes e depois do 25 de Abril” é o tema da edição da sessão das bibliotecas humanas integrada no festival Read On. Às 16h de dia 25, abre-se a conversa sobre bandas, cantores, concertos e público deste lado do rio.

O desfile de cosplay, com Cosukai, é o grande destaque do último dia do festival, às 15h30. Um workshop de cozinha ou uma leitura encenada d’”Os Três Porquinhos” para o público mais jovem são outras sugestões do Read On para 26 de maio.

O Festival Literário Read On Almada é uma iniciativa coorganizada pela Câmara Municipal de Almada e o Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté. Desde a banda desenhada ao poetry slam, passando pela escrita criativa, tem como objetivo aproximar os jovens da leitura, alertando para a sua importância individual e social.

Todas as atividades são gratuitas. Há ainda cinco exposições por descobrir e bancas de comida de rua, com opções vegan.

Conheça aqui o programa completo.

 

- PUBLICIDADE -

https://almadense.sapo.pt/cidade/sabores-de-almada-2024-chama-restaurantes-do-concelho-a-participar/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
Mestrados-MREC

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Teresa Gafeira e um legado ao teatro em Almada: “Tenho orgulho no trabalho feito”

Antes da estreia de Um Adeus Mais-que-perfeito, criação da Companhia de Teatro de Almada...

Festival gastronómico destaca agricultura e pesca locais na Costa da Caparica

O Festival Terras da Costa e do Mar volta a trazer à Costa da...

Música, exposições e um curso de teatro acompanham o Festival de Almada

Além dos nove palcos que darão vida ao festival organizado pela Companhia de Teatro...

“Trafaria com Prova”: vinho e visitas históricas para descobrir este fim de semana

A Trafaria convida à descoberta dos vinhos nacionais, da gastronomia local e da história...