anuncio-farmacia-sobreda
18.8 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Festival dos Capuchos regressa com programação alargada e estreia no Parque da Paz

Pela primeira vez, o evento estende-se ao Parque da Paz, que recebe um concerto sinfónico ao ar livre e com entrada gratuita.

 

De 30 de maio a 27 de junho, Almada volta a acolher o Festival de Música dos Capuchos que, na sua quinta edição consecutiva, propõe uma viagem artística “Entre Mundos”, tema que marca a programação deste ano. Através da música, o festival convida à reflexão sobre a interculturalidade e o diálogo entre diferentes tradições culturais, espirituais e temporais.

Com epicentro no Convento dos Capuchos, o festival estende-se a outros espaços emblemáticos da cidade, como o Teatro Municipal Joaquim Benite, o Auditório Fernando Lopes-Graça e, pela primeira vez, o Parque da Paz, que recebe um concerto sinfónico ao ar livre e com entrada gratuita. Marcado para dia 21 de junho às 21h, será o evento de encerramento do festival e traz Rossini, Brahms e Dvořák ao emblemático parque de Almada.

Segundo a organização, o programa deste ano propõe “uma reflexão artística sobre a interculturalidade, a diversidade e o diálogo entre diferentes universos – civilizacionais, temporais e espirituais”.

- PUBLICIDADE -
fct-cientista

Trata-se de uma edição que “celebra a excelência e a diversidade cultural”, mantendo o espírito de abertura e cruzamento entre tradições. Como sublinha ainda o comunicado, o Festival “reafirma o propósito de promover o acesso democrático à Cultura de excelência”.

O cartaz internacional conta com a estreia em Portugal da Orquestra Musica Vitae (Suécia), dirigida por Benjamin Schmid, que fará dois concertos: um primeiro junta a obra de Mozart e Tchaikovsky; o segundo marca a estreia nacional do projeto Jazz Violin Concertos, que cruza linguagem clássica com improvisação jazzística.

Outros destaques incluem ainda o The Naghash Ensemble of Armenia, “agrupamento que funde música sacra medieval arménia com influências contemporâneas e pós-minimalistas”, e o projeto “A História do Tango”, liderado por Marcelo Nisinman, que homenageia a tradição argentina.

A representação nacional inclui dois momentos importantes: primeiro, o Concerto Atlântico de Pedro Caldeira Cabral traz a Almada “A Música da Lírica Camoniana”, inserida nas comemorações dos 500 anos do nascimento do poeta; já o ensemble Tra Noi apresenta “Telemann goes East”, viagem pelo diálogo entre o barroco alemão e as tradições populares da Europa de Leste”.

O evento inclui também o ciclo Conversas dos Capuchos, visitas guiadas, masterclasses e uma nova iniciativa para os mais pequenos: a Ópera para Crianças, com sessões da obra Bastien et Bastienne, de Mozart, dirigida por António Wagner Diniz.

Dois dos concertos são de entrada gratuita. Os restantes oscilam entre os 10 e os 17 euros, podendo os bilhetes ser adquiridos no Convento dos Capuchos e no Auditório Fernando Lopes-Graça, bem como nas plataformas habituais. A programação completa pode ser consultada no site do festival.

 

Transborda 2025: Um “espaço de encontro” para “trabalhar com tempo” a dança contemporânea

- PUBLICIDADE -
fct-cientista

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
tml-navegante

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Quinzena de Dança regressa a Almada com espetáculos comemorativos, workshops e conferências

Programação da 33.ª edição do evento decorre de 27 de setembro a 12 de...

Academia Almadense recebe tributo a Pink Floyd a 4 de outubro

Clássicos como “Wish You Were Here” ou “Another Brick in the Wall” não vão...

Ciclo “Há Música na Casa da Cerca” traz concertos ao pôr do sol em setembro e outubro

Habitualmente realizado durante os meses de verão, o certame regressa este em setembro e...

FILOS*PARAR aproxima as crianças da filosofia no Teatro António Assunção, em Almada

Espetáculo dirigido ao público infantil convida a uma reflexão à volta de conceitos filosóficos...