Quinta-feira, Julho 18, 2024
CulturaDestaqueOutros Destaques

Exposição sobre a história do cinema leva Almada ao início do século XX

Exposição patente na praça S. João Batista, no centro de Almada, conta a história do cinema e de uma das suas figuras fundadoras, Georges Méliès.

 

A história de um dos precursores do cinema é o mote para a exposição “Senhoras e senhores, o espetáculo vai começar. Georges Méliès e o cinema de 1900”, que presta homenagem àquele que foi considerado o primeiro ilusionista.

Patente entre os dias 2 e 24 de fevereiro na praça S. João Batista, em Almada, a exposição funciona num formato itinerante, dentro de um espaço de 200 metros quadrados. Aí, os participantes são transportados para o ambiente do virar do século XX, onde o cinema teve a sua origem, sob a visão de figuras da génese do cinema, como os irmãos Lumiére, Jean-Eugène Robert-Houdin, pai da magia moderna, o cinematógrafo Étienne-Jules Marey e o próprio Georges Méliès, cineasta francês ilustrador, mago, encenador, ator, cenógrafo e técnico de cinema, além de produtor, realizador e distribuidor de mais de 500 filmes entre 1896 e 1912.

O espaço inclui reproduções de aparelhos, maquetes, e cópias de fotografias, assim como a projeção de vários filmes, com especial destaque para “Le voyage dans la Lune” (1902). Este evento nasce da cooperação entre a Fundação “la Caixa” com a Cinémathèque Française, a Câmara Municipal de Almada, o BPI e o comissariado de guionista e escritor, Sergi Martín.

A exposição divide-se em três partes: uma apresentação do contexto social da vida de Georges Méliès, uma primeira abordagem à viragem do século e aos principais aspetos sociais, políticos e populares do mundo de 1900; mais à frente, os visitantes presenciarão o mundo de Méliès e a sua experiência cinematográfica propriamente dita. Finalmente, a última parte é dedicada a “Le voyage dans la Lune”. Neste ponto, aprofunda-se a forma como o cinema evoluiu desde a época de Méliès e a influência deste pioneiro na criação da linguagem cinematográfica e na conceção do cinema como espetáculo popular.

Publicidade
FCT-gif-2

As visitas podem ser efetuadas autonomamente ou através de visitas guiadas, sempre com entrada gratuita. Cada visita, com duração aproximada de uma hora, pode ser agendada através do contacto 215 562 495.

Horários e visitas
Dias úteis
12h-13h | 16h-20h | Visitas guiadas – 17h
Fins de semana
10h -13h | 16h-20h | Visitas guiadas – 11h e 17h
Visitas escolares
Estão disponíveis visitas guiadas gratuitas para o público escolar adaptadas ao nível educativo, tendo em conta a capacidade do espaço.

 

Publicidade
we-find-2

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *