Companhia de Teatro de Almada celebra 50 anos com programação especial

Apesar das limitações que se preveem devido à pandemia, a CTA aposta numa programação anual de celebração, consciente dos “desafios” que tem pela frente.

 

No ano em que assinala o seu cinquentenário, a Companhia de Teatro de Almada (CTA) vai apresentar quarenta e quatro espectáculos no Teatro Municipal Joaquim Benite, dos quais 27 serão espetáculos de teatro (13 dirigidos à infância). Haverá ainda lugar para doze espetáculos de música e cinco de dança, anunciou a companhia na sexta-feira.

“Comemoramos os cinquenta anos da Companhia num ano em que o simples facto de estarmos juntos nos coloca perante novos desafios”, referiu o diretor artístico da CTA, Rodrigo Francisco. ” Temos consciência dos obstáculos que enfrentamos ao anunciar uma programação anual no contexto em que se vive. Fazêmo-lo pelo nosso público. E porque se nos últimos cinquenta anos quem nos precedeu tivesse baixado os braços, nós não teíramos aqui chegado”, sublinhou o responsável.

Da temporada 2021 o destaque vai para “Shitz”, de Hanoch Levin, “O Misantropo”, de Molière, “Um gajo nunca mais é a mesma coisa” e “Não come nem deixa comer”. São estas as quatro criações da companhia que se apresentam durante o ano em que a CTA assinala os 50 anos.

Nascida em 1971 pela mão de Joaquim Benite, a companhia deu os primeiros passos em Lisboa, então com o nome de Grupo de Campolide. Desde 1978 que se instalou em Almada, que assumiu como casa.

Shakespeare, Thomas Bernhard, Isabela Figueiredo, Ilse Losa ou Jorge Amado são outros autores que marcam a temporada que agora arranca. O programa 2021 vai contar também com outras estruturas de criação como o Teatro Nacional D. Maria II, o Teatro São João ou a Orquestra Gulbenkian, que habitualmente colaboram com a CTA.

Já no que diz respeito à música, destaque para os concertos de Ricardo Ribeiro, Lena D’Água, Salvador Sobral, Cais do Sodré Funk Connection ou The Legendary Tigerman.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *