Quinta-feira, Julho 18, 2024
CulturaDestaque

Companhia de Dança de Almada lança Programa Coreógrafos Emergentes 2024

No âmbito do programa, o Auditório Fernando Lopes-Graça, em Almada, recebe “Quanto tempo o tempo tem?”, de Carolina Cantinho, e “Contido”, de Hugo Marmelada.

 

A Companhia de Dança de Almada (Ca.DA) volta a convidar este ano os jovens coreógrafos a apresentar projetos inovadores, onde reina a liberdade artística e onde as pesquisas individuais se cruzam com os experientes corpos dos dançarinos. A iniciativa está inserida no Programa Coreógrafos Emergentes, cujo objetivo é “dar espaço à criação artística e promoção de autores de dança contemporânea menos conhecidos do público”, adianta a Ca.DA em comunicado.

No âmbito deste programa, o Auditório Fernando Lopes-Graça dá palco já a 21 de junho, às 21h, a “Quanto tempo o tempo tem?”, de Carolina Cantinho, e “Contido”, de Hugo Marmelada. O programa é complementado com a reposição da criação “Wuthering Days”, do coreógrafo italiano Brian Scalini.

Publicidade
FCT-gif-2

Em “Quanto tempo o tempo tem?”, Carolina Cantinho reflete sobre a pressão que o tempo, sempre fugidio, exerce sobre todos nós. A coreógrafa é cofundadora do CAMADA – Centro Coreográfico, em Faro, onde assume a direção artística desde 2020. Recebeu vários prémios internacionais pelo seu trabalho, entre os quais o prémio Coreografia Mais Inovadora no Dance World Cup (Bucareste, 2015) e o prémio de Melhor Coreografia e Inovação na VIBE Dance Competition (Viena, 2019).

“Contido” é inspirada no livro “O Apelo Selvagem”, de Jack London. Num permanente diálogo entre a norma e o desvio da criatividade, Hugo Marmelada questiona o papel da sociedade na formatação e limitação das potencialidades do indivíduo. O jovem coreógrafo apresentou recentemente espetáculos na Suécia e na Alemanha, onde recebeu o Prémio do Público no festival Solo-Dance-Theatre.

Três bailarinos da Ca.DA dão ainda forma a “Wunthering days”, criação do conceituado coreógrafo Brian Scalini sobre estados emocionais e a complexidade das relações humanas.

Os bilhetes têm o valor de 8 euros, com desconto de 50% para jovens e seniores, e podem ser reservados através do telefone 212 724 922 ou do e-mail auditorio@cma.m-almada.pt.

 

Jovens almadenses vencem prova nacional de robótica (e vão à Europa)

Publicidade
we-find

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *