anuncio-farmacia-sobreda
20.3 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Utentes denunciam falta de climatização nos centros de saúde de Almada

Comissão de Utentes da Saúde do Concelho de Almada exige a adoção de medidas imediatas.

 

A Comissão de Utentes da Saúde do Concelho de Almada (CUSCA) expressou preocupação relativamente à falta de condições de trabalho e de espera que se fazem sentir nas Unidades de Saúde Familiar (USF) do concelho. A situação, que afeta tanto utentes como profissionais de saúde, deve-se à falta de sistemas adequados de climatização, tendo sido “identificada em nove unidades das onze existentes” no concelho, indicou a Comissão de Utentes em comunicado.

“Chegam relatos de situações dramáticas, inaceitáveis, com utentes em mau-estar nas salas de espera, médicos que para garantirem as consultas, foram obrigados a adquirir equipamentos portáteis de ar condicionado/ventiladores, às suas expensas, para tentar minimizar o problema”, expressou a mesma fonte.

Para a comissão, a crise não é nova, mas “há muito que os equipamentos de ar condicionado estão obsoletos”. No entanto, garante a entidade que a situação se agravou devido à “reiterada inoperância, primeiro da tutela e agora da Câmara Municipal de Almada (CMA), ao abrigo da descentralização de competências na área da Saúde”.

- PUBLICIDADE -
fct-cientista

A Comissão acusa, por isso, a CMA de falta de acção, argumentando que esta tem pleno conhecimento da “situação catastrófica que perdura no tempo”. Defendem, por isso, que a autarquia deve proceder à “aquisição imediata de novos equipamentos de ar condicionado”, justificada pela urgência do procedimento.

Em solidariedade com os profissionais de saúde e com o bem-estar dos utentes, foi também exigido à Ministra da Saúde a “adoção imediata de medidas de emergência para resolver a situação” que se vive nas Unidades de Saúde Familiar (USF) do concelho.

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/hospital-garcia-de-orta-vai-ter-um-centro-de-responsabilidade-integrada-em-fertilidade/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

1 Comentário

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
Mestrados-MREC

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE
fct-cientista

Artigos Relacionados

Instituto Piaget e Almada: “Era um deserto quando chegámos, hoje é uma localização privilegiada”

Em entrevista ao ALMADENSE, a presidente do Piaget de Almada reflete sobre a história...

Só em setembro as urgências de obstetrícia funcionarão em pleno no Hospital Garcia de Orta

O anúncio foi feito pelo ministra da Saúde esta quarta-feira. Até lá, os três...

“Ainda Estou Aqui” e outros sucessos do cinema brasileiro numa mostra em Almada

A edição de 2025 exibe cinco filmes recentes de produção brasileira, incluindo o fenómeno...

Programa Habit’Almada disponibiliza 12 apartamentos no Laranjeiro

O edifício na Rua Febo Moniz, no Laranjeiro, estava devoluto desde 2013. Agora requalificado,...