anuncio-farmacia-sobreda
22.4 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Requalificação da Estrada Forestal, na Costa da Caparica, recebe luz verde do Governo

Ministro do Ambiente e Ação Climática reconheceu o interesse público da requalificação da Estrada Florestal, na Costa da Caparica.

 

A requalificação da Estrada Florestal, na Costa da Caparica, recebeu luz verde por parte do Governo, que reconheceu o “relevante interesse público” do projeto, considerado “fundamental para uma estratégia de incentivo à mobilidade suave”.

Publicado ontem publicado em Diário da República, o despacho do Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, permite assim à Câmara Municipal de Almada avançar com o projeto de reabilitação da via, argumentando que potenciando a “melhoria das condições de segurança” e a “diminuição da utilização do transporte individual”.

 

- PUBLICIDADE -

Integrada em zona de Reserva Ecológica Nacional (REN), a intervenção na Estrada Florestal terá uma extensão de 4,6 quilómetros e inclui a criação de um canal de circulação pedonal e ciclável num dos lados da via, a construção de rotundas e ligações de acesso às praias.

Sublinhando que a estrada em questão é “a única que serve a frente de praias da Costa da Caparica, com forte procura em particular na época estival” e considerando o atual “risco potencial de incêndio e de perigo para pessoas e bens e a ocupação desregrada da envolvente”, o despacho de Matos Fernandes refere que o projeto proposto pressupõe “uma maior segurança de pessoas e ciclistas, rapidez de socorro em situação de emergência e um melhor ordenamento das áreas confinantes”.

De acordo com o despacho, o projeto vai aumentar de forma substancial a via existente, que passará dos atuais 30 mil metros quadrados para perto de 52 mil, “não coloca em causa as funções desempenhadas pelos sistemas de REN”. Além disso, o documento especifica que ficou “demonstrada a necessidade de execução do projeto e a inexistência de alternativa em áreas não integradas na REN”.

Adjudicada à empresa Construções Pragosas por 2,5 milhões de euros, a obra deverá ter início depois da época balnear.

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
banner almadense_300x600px

Últimas

PUBLICIDADE
Mestrados-half

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Eduardo Raposo é o candidato do Livre à Câmara de Almada

Eduardo M. Raposo foi escolhido pelo Livre após eleições primárias abertas aos cidadãos. Natural...

Ginecologia do Hospital Garcia de Orta estreia-se na cirurgia robótica

De acordo com a ULSAS, a cirurgia robótica oferece benefícios como recuperação mais rápida...

Candidato do PSD à Câmara de Almada, Hélder Sousa Silva quer “recuperar o tempo perdido”

Candidato social-democrata afirmou que o projeto para Almada "é para oito anos". Evento de...

Ginastas do Clube Recreativo do Feijó campeãs nacionais em iniciadas

Atletas almadenses alcançaram resultados expressivos no campeonato nacional que decorreu este fim de semana.   As...