anuncio-farmacia-sobreda
19.2 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Requalificação da Estrada Forestal, na Costa da Caparica, recebe luz verde do Governo

Ministro do Ambiente e Ação Climática reconheceu o interesse público da requalificação da Estrada Florestal, na Costa da Caparica.

 

A requalificação da Estrada Florestal, na Costa da Caparica, recebeu luz verde por parte do Governo, que reconheceu o “relevante interesse público” do projeto, considerado “fundamental para uma estratégia de incentivo à mobilidade suave”.

Publicado ontem publicado em Diário da República, o despacho do Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, permite assim à Câmara Municipal de Almada avançar com o projeto de reabilitação da via, argumentando que potenciando a “melhoria das condições de segurança” e a “diminuição da utilização do transporte individual”.

 

- PUBLICIDADE -

Integrada em zona de Reserva Ecológica Nacional (REN), a intervenção na Estrada Florestal terá uma extensão de 4,6 quilómetros e inclui a criação de um canal de circulação pedonal e ciclável num dos lados da via, a construção de rotundas e ligações de acesso às praias.

Sublinhando que a estrada em questão é “a única que serve a frente de praias da Costa da Caparica, com forte procura em particular na época estival” e considerando o atual “risco potencial de incêndio e de perigo para pessoas e bens e a ocupação desregrada da envolvente”, o despacho de Matos Fernandes refere que o projeto proposto pressupõe “uma maior segurança de pessoas e ciclistas, rapidez de socorro em situação de emergência e um melhor ordenamento das áreas confinantes”.

De acordo com o despacho, o projeto vai aumentar de forma substancial a via existente, que passará dos atuais 30 mil metros quadrados para perto de 52 mil, “não coloca em causa as funções desempenhadas pelos sistemas de REN”. Além disso, o documento especifica que ficou “demonstrada a necessidade de execução do projeto e a inexistência de alternativa em áreas não integradas na REN”.

Adjudicada à empresa Construções Pragosas por 2,5 milhões de euros, a obra deverá ter início depois da época balnear.

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
tudo-festa-2025

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Linhas Mar ligam grande Lisboa às praias da Margem Sul

Regresso do serviço contempla uma nova linha entre a Costa da Caparica e Odivelas,...

“Festa das Vilas” anima Charneca de Caparica com Rosinha e dez dias de festa

Música ao vivo, bancas de artesanato, tasquinhas com petiscos regionais e uma área de...

Costa da Caparica vence concurso de Marchas Populares de Almada

A Marcha da Costa da Caparica venceu o concurso de 2025 e arrecadou ainda...

De marinheiro a cientista: 10 propostas para as férias dos mais novos em Almada

Conheça os melhores campos de férias para os pequeninos do concelho, desde aqueles que...