Doentes com Covid-19 que não precisem de internamento hospitalar e cuja habitação não permita o isolamento social, poderão ficar alojados na nova unidade.
A Pousada da Juventude de Almada, localizada nas proximidades do Cristo Rei, já tem em funcionamento uma unidade com 28 camas dedicada ao alojamento de doentes Covid-19. O novo centro de acolhimento destina-se a pacientes que não necessitam de internamento hospitalar, mas que não têm garantido o isolamento social por não terem habitação própria ou cuja habitação seja precária.
Designada por Unidade+, está integrada no Plano Municipal de Emergência Covid-19 da Câmara Municipal de Almada (CMA) e está a ser feita em articulação com a Autoridade de Saúde Pública, a quem compete determinar o ingresso dos doentes nesta unidade. O acompanhamento de saúde é efetuado pelo ACES Almada-Seixal e o Hospital Garcia de Orta (HGO), que irão avaliar qual o tempo de permanência no centro de acolhimento.
Os doentes que derem entrada na nova Unidade, terão “garantido acompanhamento médico diário, consultas, monitorização, exames e o acionamento de procedimento em caso de agravamento de sintomas”, informa a CMA. A autarquia garante ainda um serviço de vigilância e receção, bem como material didático para crianças e jovens.
Quanto à alimentação (pequeno-almoço, almoço e jantar), está a ser assegurada pelo Instituto da Segurança Social, através do Centro Social e Paroquial Padre Ricardo Gameiro.
Plano de Emergência em marcha
No âmbito do Plano Municipal de Emergência, a Câmara de Almada ativou também uma linha de apoio para idosos e pessoas em grupos de risco. Quanto às pessoas em situação de sem abrigo, contam com um espaço de acolhimento, com capacidade para 20 pessoas, instalado no pavilhão do Liberdade Futebol Clube, na Cova da Piedade.
Em parceria com o HGO, a Câmara está a disponibilizar também a distribuição de medicação a doentes crónicos, de forma a que estes evitem a deslocação ao Hospital.
No que diz respeito à realização de testes, Almada dispõe de uma Unidade de Despiste à Covid-19, que funciona na Escola Básica Rogério Ribeiro, no Pragal, sendo que a Unidade de Saúde Familiar do Pragal conta com uma área dedicada à avaliação e tratamento de doentes com Covid-19.
https://www.almadense.pt/associacoes-de-almada-distribuem-centenas-de-computadores-a-alunos-carenciados/