anuncio-farmacia-sobreda
19.2 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

“Ligue Antes, Salve Vidas”: 55% dos contactos para SNS24 em Almada atendidos em centros de saúde

Iniciativa foi implementada no concelho há seis meses, visando aliviar a pressão sobre os meios hospitalares. Em comunicado, ULS de Almada-Seixal diz ainda que três quartos dos utentes atendidos em urgência são referenciados por linhas de atendimento prévio.

 

Foi concebido para aliviar a pressão sobre os meios do SNS; seis meses depois, o balanço é “positivo”. É esta a conclusão deita pela Unidade Local de Saúde (ULS) de Almada-Seixal em comunicado, no qual destaca os impactos iniciais do projeto “Ligue Antes, Salve Vidas”, com mais de metade dos utentes que contactaram a linha SNS24 a serem encaminhados para centros de saúde.

De acordo com a ULS, a integração dos dois municípios no “Ligue Antes, Salve Vidas”, feita em outubro de 2024, constitui “um forte aliado para conseguir tratar os utentes no local certo e no tempo devido, bem como um passo importante para a efetiva integração de cuidados”. O projeto, recorde-se foi pensado para, retirar utentes dos serviços de urgência, obrigando-os a ligar para a linha telefónica do SNS24 antes de serem reencaminhados.

Decorridos seis meses da sua implementação em Almada e no Seixal, os primeiros dados mostram que a iniciativa está a ter o efeito desejado, com 55% dos mais de 116 mil contactos com o SNS24, a serem encaminhamento para atendimento nos cuidados de saúde primários, com a taxa de encaminhamento de utentes triados com pulseira azul ou verde para a rondar os 16% no último meio ano.

- PUBLICIDADE -

O mesmo comunicado destaca ainda que 76,4% dos utentes que chegam às urgências, chegam referenciados por linhas de atendimento prévio como o SNS24, com apenas 23,6% a chegaram por meios próprios.

Para a ULS Almada-Seixal, a expectativa é de que os números agora revelados sejam apenas o início. “Tratando-se de uma mudança cultural e comportamental é de esperar que os resultados venham a ser cada vez melhores, fruto de um processo contínuo que requer avaliações permanentes e introdução de eventuais melhorias”, pode ler-se na nota.

Número de beneficiários da Refood em Almada aumentou 15% em 2024

 

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
tudo-festa-2025

Últimas

PUBLICIDADE
festival-almada

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Rendas em Almada: mediana mantém-se nos 12 euros por metro quadrado

Município registou nos primeiros meses de 2025 um valor mediano de 11,98 euros por...

Almada assina protocolo para instalar Loja de Cidadão na Romeira

O protocolo foi assinado entre a Câmara Municipal de Almada e entidades estatais e...

Linhas Mar ligam grande Lisboa às praias da Margem Sul

Regresso do serviço contempla uma nova linha entre a Costa da Caparica e Odivelas,...

“Festa das Vilas” anima Charneca de Caparica com Rosinha e dez dias de festa

Música ao vivo, bancas de artesanato, tasquinhas com petiscos regionais e uma área de...