anuncio-farmacia-sobreda
20 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Número de beneficiários da Refood em Almada aumentou 15% em 2024

Projeto que tem como objetivo combater o desperdício alimentar e ajudar famílias carenciadas tem registado um aumento no número de apoios no concelho, onde opera há mais de 10 anos. Mais de um terço dos beneficiários são menores.

 

Aumentou o número de beneficiários da Refood no município de Almada no último ano. É a principal conclusão do Relatório de Impacto anual da organização, que revela um aumento de 15% no número de pessoas em situação de apoio direto face a 2023.

De acordo com os dados publicados, em 2024 foram 148 as famílias e 409 os beneficiários do apoio da instituição, traduzindo-se estes números num aumento face ao ano de 2023 (127 famílias e 354 beneficiários). De referir que mais de um terço dos beneficiários (141) são menores de idade. Em termos de género, há uma ligeira preponderância das mulheres nos casos de apoio (53%).

Em termos de distribuição, a grande maioria dos casos de apoio concentram-se na União de Freguesias do Laranjeiro e Feijó. São 111 famílias, englobando 301 pessoas, ou seja, mais de 75% dos beneficiários. Há ainda 90 pessoas e 30 famílias na UF de Almada, Cova da Piedade, Pragal e Cacilhas, registando-se números inferiores nas restantes freguesias do concelho.

- PUBLICIDADE -
fct-cientista

“Este documento retrata, de forma sucinta e transparente, o trabalho de uma equipa com quase 400 Voluntários que dedicam um pouco do seu tempo em prol de uma comunidade mais sustentável e solidária, por uma Almada sem desperdício e sem fome”, refere em nota a associação, criada em 2011 e a operar há mais de uma década no concelho.

Além do apoio direto a quem mais precisa, o projeto da Refood tem também como objetivo combater o desperdício alimentar. Nesse sentido, o relatório que, ao longo do último ano, de onde provém boa parte dos alimentos circulados depois aos beneficiários.

 

256 toneladas resgatadas

Nesse sentido, o relatório revela ainda que, no último ano foram resgatadas “256 toneladas de bens alimentares (…), das quais mais de 192, o equivalente a mais 326 709 refeições, foram distribuídas por centenas de famílias carenciadas”.

Em conformidade com o aumento da atividade no concelho de Almada, a associação está desde outubro do ano passado localizada num centro de operações cedido pela Câmara Municipal de Almada. O espaço localiza-se Praceta Luís Sá 8A, no Laranjeiro, e tem permitido à Refood Almada expandir a sua ação – facto que também se traduz num aumento no número de voluntários, de 334 há dois anos para 383 em 2024.

“Ultimamente, tem aumentado muito o número de famílias que procuram a ajuda da Refood”, referia em novembro de 2023 ao ALMADENSE Ana Lúcia Abrantes, gestora de turno responsável pela pasta dos beneficiários e pela pasta de operações. “São cada vez mais os beneficiários que fogem ao padrão a que nos tínhamos habituado. Já não são pessoas que vivem nas franjas da sociedade, mas sim pessoas que têm um emprego estável e que, de repente, deixam de conseguir suportar os custos. O dinheiro é para as despesas, e para a alimentação têm de recorrer a instituições”.

- PUBLICIDADE -
venham-mais-cinco

 

Habitação: Rendas em Almada não param de aumentar. “É muito dinheiro para dar por uma casa”

 

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
banner almadense_300x600px

Últimas

PUBLICIDADE
festival-almada

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

“Festa das Vilas” anima Charneca de Caparica com Rosinha e dez dias de festa

Música ao vivo, bancas de artesanato, tasquinhas com petiscos regionais e uma área de...

Costa da Caparica vence concurso de Marchas Populares de Almada

A Marcha da Costa da Caparica venceu o concurso de 2025 e arrecadou ainda...

De marinheiro a cientista: 10 propostas para as férias dos mais novos em Almada

Conheça os melhores campos de férias para os pequeninos do concelho, desde aqueles que...

A Voz aos Almadenses: “Foi você que pediu um túnel?”

EXIGE-SE uma ação coordenada para melhorar os movimentos pendulares Margem sul - Lisboa. Exigem-se...