anuncio-farmacia-sobreda
20.3 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Hospital Garcia de Orta alvo de ciberataque

Ataque informático está a condicionar a atividade na unidade hospitalar de Almada, tendo levado ao cancelamento de consultas [em atualização].

 

O Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, foi alvo de um ataque informático durante a madrugada, que está a condicionar a atividade da unidade hospitalar. A informação foi confimada pelo gabinete de comunicação do HGO, que ativou de imediato o protocolo de segurança. 

No centro do ataque está o programa informático que gere os processos eletrónicos clínicos dos doentes, limitando o acesso à informação clínica dos utentes, assim como entradas, saídas, consultas e cirurgias. Também a realização de TACs e radiografias terá sido condicionada.

Admitindo a “larga dimensão” do ataque, o HGO informou entretanto que a situação não afetou o sistema das urgências.

- PUBLICIDADE -

De acordo com a CNN Portugal, os piratas responsáveis pelo ciberataque fizeram um pedido de resgate financeiro pago em bitcoins para o hospital voltar a aceder aos dados, estando a Polícia Judiciária a acompanhar a situação. Também o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) foi alertado, estando atualmente a fazer esforços para minimizar o impacto do ataque junto dos utentes.

“O HGO está a desenvolver todos os esforços para minimizar o impacto deste ataque e resolver a situação com a maior brevidade possível”, indicou o hospital em comunicado.

 

Hospital reagenda consultas

Ao final da tarde o HGO informou que manteve hoje praticamente toda a atividade clínica, com exceção das consultas externas. “Até a normalidade ser restabelecida, informa-se que se manterão as primeiras consultas, sendo as consultas subsequentes reagendadas tão brevemente quanto possível”, indicou a unidade hospitalar em comunicado.

O HGO informou ainda que os doentes que se encontrem a utilizar medicação de cedência exclusivamente hospitalar “deverão dirigir-se como habitualmente aos Serviços Farmacêuticos, solicitando-se que se façam acompanhar dos respetivos receituários em papel/caixas de medicamentos”.

Face às dificuldades impostas pelo ataque informático, o HGO apela ainda aos utentes “que se desloquem ao hospital apenas se estritamente necessário, e de forma a não sobrecarregar o Serviço de Urgência”.

 

- PUBLICIDADE -

https://almadense.sapo.pt/cidade/almada-projeto-de-bak-gordon-vai-dar-nova-vida-ao-antigo-edificio-da-edp/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
tudo-festa-2025

Últimas

PUBLICIDADE
Mestrados-MREC

Mais Notícias

PUBLICIDADE
tudo-festa-2025

Artigos Relacionados

11 das 18 vagas para médico de família ficaram por preencher em Almada e Seixal

Na Unidade de Saúde Local Almada-Seixal, 46% das vagas ficaram por preencher, incluindo as...

Rendas em Almada: mediana mantém-se nos 12 euros por metro quadrado

Município registou nos primeiros meses de 2025 um valor mediano de 11,98 euros por...

Almada assina protocolo para instalar Loja de Cidadão na Romeira

O protocolo foi assinado entre a Câmara Municipal de Almada e entidades estatais e...

Linhas Mar ligam grande Lisboa às praias da Margem Sul

Regresso do serviço contempla uma nova linha entre a Costa da Caparica e Odivelas,...