É a primeira vez que um grupo privado abre centros de saúde em Portugal — e um deles é em Almada. Na última semana ficaram operacionais os 12 novos centros de saúde da CUF na região da Grande Lisboa, projetados para dar “uma resposta de cuidados mais perto de onde as pessoas vivem e trabalham”.
Resposta essa que se estende ao município de Almada, onde a prestadora de cuidados de saúde privada se encontra operacional no número 22 da Rua Nuno Álvares Botelho, perto da Escola Secundária Anselmo de Andrade. As novas unidades de saúde estão equipadas com serviços de Medicina Geral e Familiar, Medicina Dentária, Psicologia e Nutrição, entre outras especialidades, prestando ainda cuidados de enfermagem e fazendo análises clínicas.
“Localizados em zonas de fácil acesso – perto de onde as pessoas vivem e trabalham, em zonas habitacionais, de comércio e de serviços – adaptam-se à vida atual dos portugueses e garantem uma resposta ajustada às necessidades de cada pessoa, permitindo quer a prevenção na saúde quer o acompanhamento contínuo da doença”, pode ler-se em comunicado publicado no site da CUF.
“Há 80 anos que o compromisso da CUF é o de inovar e promover cuidados de saúde de excelência”, sublinha em comunicado o Presidente da Comissão Executiva da CUF, Rui Diniz. “Os Centros de Saúde CUF são mais um passo na estratégia de proximidade aos portugueses. (…) Não serão apenas mais convenientes, serão também mais personalizados, garantindo que cada família e cada pessoa tenha um acompanhamento contínuo, perto de casa ou do emprego, seja na saúde, na prevenção ou na doença, contando sempre com o apoio da rede CUF”, pode ler-se.
Os novos espaços funcionam das 8h às 21h durante a semana, e das 8h às 13h horas aos sábados. “Em caso de necessidade, o agendamento de consultas para Medicina Geral e Familiar pode ser efetuado para o próprio dia”, detalhou o grupo.
As 12 novas unidades ficam localizadas nos concelhos de Almada, Alvalade, Benfica, Campo de Ourique, Telheiras, Linda-a-Velha, Mem Martins, Odivelas, Cova da Piedade, Alverca, Amadora e Massamá (este último só a partir de maio). Não é o único investimento da CUF na Margem Sul: em março, o grupo anunciou a intenção de construir um novo hospital no Barreiro, num investimento de cerca de 55 milhões de euros e que deverá estar pronto até 2028.
Habitação: Rendas em Almada não param de aumentar. “É muito dinheiro para dar por uma casa”