anuncio-farmacia-sobreda
21.9 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Garcia de Orta vai criar hospital de dia em Almada para pessoas com doença mental

Unidade hospitalar também vai investir na criação de uma Sala de Observação para atendimentos de urgência psiquiátrica e na expansão da capacidade de internamento. 

 

O Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai criar um hospital de dia em Alfazina (na Caparica), para atendimento de pessoas com doença mental. A informação foi adiantada ao ALMADENSE por Maria Teresa Luciano, presidente do Conselho de Administração da unidade de saúde.

 

“Em Almada está prevista a remodelação das lojas de Alfazina para a criação do hospital de dia, para o qual a Câmara Municipal cedeu o espaço”, explicou a responsável.

- PUBLICIDADE -

Também o concelho do Seixal irá receber um novo hospital de dia, que ficará localizado na Cruz de Pau, nas antigas instalações da Clínica Oceanos.

Sublinhando que “a saúde mental é importantíssima”, a presidente do CA destacou que o HGO tem também em marcha um plano que prevê o aumento do internamento de psiquiatria no próprio hospital. “Neste momento temos 27 camas e vamos crescer para um total de 35 camas”, explicou, acrescentando que a unidade vai também “criar mais gabinetes de consulta”.

No total, o investimento na expansão dos cuidados de saúde mental deverá chegar aos 2,3 milhões euros, sendo uma parte procedente do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Sem avançar uma data específica para a abertura do hospital de dia de Almada, Maria Teresa Luciano recordou que o “PRR tem datas específicas de execução”, pelo que o hospital quer “cumprir para poder aproveitar os fundos”.

 

Nova Sala de Observação na urgência

No que diz respeito ao serviço de urgências, o HGO vai fazer obras para criar uma nova Sala de Observação destinada a pacientes com doença mental, “de forma a separar a urgência psiquiátrica da urgência geral”, explicou Maria Teresa Luciano. “No Serviço de Urgência recebemos todos os dias um elevado número de doentes de psiquiatria”, disse a responsável, sublinhando que com a criação da nova sala —que representa um investimento de 30 mil euros—, a unidade pretende espera “receber mais utentes e trabalhar de forma mais articulada”.

Também a urgência geral irá receber “ainda este ano” obras de beneficiação, com vista a “melhorar as instalações para os profissionais e para os utentes”.

- PUBLICIDADE -
venham-mais-cinco

Este e outros assuntos foram abordados durante uma entrevista com a presidente do Conselho de Administração do Hospital Garcia de Orta, Maria Teresa Luciano, que o ALMADENSE publica nos próximos dias. 

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/hospital-garcia-de-orta-recebe-79-novos-medicos-internos-e-farmaceuticos/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
festa-vilas-charneca

Últimas

PUBLICIDADE
festival-almada

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

11 das 18 vagas para médico de família ficaram por preencher em Almada e Seixal

Na Unidade de Saúde Local Almada-Seixal, 46% das vagas ficaram por preencher, incluindo as...

Rendas em Almada: mediana mantém-se nos 12 euros por metro quadrado

Município registou nos primeiros meses de 2025 um valor mediano de 11,98 euros por...

Almada assina protocolo para instalar Loja de Cidadão na Romeira

O protocolo foi assinado entre a Câmara Municipal de Almada e entidades estatais e...

Linhas Mar ligam grande Lisboa às praias da Margem Sul

Regresso do serviço contempla uma nova linha entre a Costa da Caparica e Odivelas,...