Unidade hospitalar também vai investir na criação de uma Sala de Observação para atendimentos de urgência psiquiátrica e na expansão da capacidade de internamento.
O Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai criar um hospital de dia em Alfazina (na Caparica), para atendimento de pessoas com doença mental. A informação foi adiantada ao ALMADENSE por Maria Teresa Luciano, presidente do Conselho de Administração da unidade de saúde.
“Em Almada está prevista a remodelação das lojas de Alfazina para a criação do hospital de dia, para o qual a Câmara Municipal cedeu o espaço”, explicou a responsável.
Também o concelho do Seixal irá receber um novo hospital de dia, que ficará localizado na Cruz de Pau, nas antigas instalações da Clínica Oceanos.
Sublinhando que “a saúde mental é importantíssima”, a presidente do CA destacou que o HGO tem também em marcha um plano que prevê o aumento do internamento de psiquiatria no próprio hospital. “Neste momento temos 27 camas e vamos crescer para um total de 35 camas”, explicou, acrescentando que a unidade vai também “criar mais gabinetes de consulta”.
No total, o investimento na expansão dos cuidados de saúde mental deverá chegar aos 2,3 milhões euros, sendo uma parte procedente do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Sem avançar uma data específica para a abertura do hospital de dia de Almada, Maria Teresa Luciano recordou que o “PRR tem datas específicas de execução”, pelo que o hospital quer “cumprir para poder aproveitar os fundos”.
Nova Sala de Observação na urgência
No que diz respeito ao serviço de urgências, o HGO vai fazer obras para criar uma nova Sala de Observação destinada a pacientes com doença mental, “de forma a separar a urgência psiquiátrica da urgência geral”, explicou Maria Teresa Luciano. “No Serviço de Urgência recebemos todos os dias um elevado número de doentes de psiquiatria”, disse a responsável, sublinhando que com a criação da nova sala —que representa um investimento de 30 mil euros—, a unidade pretende espera “receber mais utentes e trabalhar de forma mais articulada”.
Também a urgência geral irá receber “ainda este ano” obras de beneficiação, com vista a “melhorar as instalações para os profissionais e para os utentes”.
Este e outros assuntos foram abordados durante uma entrevista com a presidente do Conselho de Administração do Hospital Garcia de Orta, Maria Teresa Luciano, que o ALMADENSE publica nos próximos dias.
https://almadense.sapo.pt/cidade/hospital-garcia-de-orta-recebe-79-novos-medicos-internos-e-farmaceuticos/