13.7 C
Almada

Garcia de Orta realiza tratamento inovador em bebé prematuro

Trata-se da primeira vez que o procedimento é realizado em bebés prematuros, uma vez que até aqui era apenas utilizado em pacientes adultos.

 

O Hospital Garcia de Orta realizou um procedimento inovador num bebé recém-nascido no âmbito do  tratamento da retinopatia na prematuridade, que permite uma “resposta mais rápida e uma maior estabilidade da evolução da doença que, em casos graves, pode conduzir à cegueira”, anunciou a unidade hospitalar esta terça-feira, em que se assinala o Dia Mundial da Prematuridade.

Trata-se da primeira vez que o procedimento, que consiste na injeção do fármaco Ranibizumabe junto da retina, é realizado em Portugal. Até à data, o tratamento era apenas efetuado junto de pacientes adultos, mas foi recentemente aprovada pelo Infarmed também para bebés prematuros.

“Este novo tratamento apresenta diversas vantagens comparativamente com o tratamento a laser que é classicamente utilizado em crianças, na medida em que tem resultados mais imediatos, permite resguardar mais a integridade anatómica e a função do olho a longo prazo e porque permite o controlo da evolução da doença nos casos em que esta é mais agressiva”, afirmou Nuno Campos, diretor do Centro de Responsabilidade Integrada de Oftalmologia do Hospital Garcia de Orta, citado em comunicado.

- PUBLICIDADE -

“A realização deste procedimento ganha especial importância porque abre uma janela terapêutica para que os bebés que sofrem de retinopatia da prematuridade possam conseguir controlar a sua doença e obter melhores resultados no futuro com uma terapêutica on label, isto é, especificamente estudada para estes casos extremos”, acrescentou o especialista.

De recordar que o Hospital Garcia de Orta criou recentemente uma Unidade Multidisciplinar de Tratamento de Oftalmologia Pediátrica (UMTOP), que agrupa as especialidades de Pediatria, Oftalmologia Pediátrica e Retina. “A realização deste procedimento só foi possível devido ao investimento que o Hospital tem vindo a realizar na aquisição de equipamentos específicos para esta área”, concluiu Nuno Campos.

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/garcia-de-orta-urgencia-pediatria-noturna-encerrou-ha-um-ano-e-ainda-nao-tem-data-para-reabrir/

Apoie o jornalismo local independente

Caro leitor, o seu apoio é fundamental para garantir que o jornal ALMADENSE pode continuar a informar a comunidade com rigor e isenção. Contribuir financeiramente para a sustentabilidade do jornal é uma forma de assegurar que temas relevantes para o nosso concelho continuam a receber cobertura de forma honesta e imparcial, sem influências externas. Cada donativo é importante para nos ajudar a financiar este trabalho e dar voz às histórias que merecem ser contadas. Contamos consigo para continuar esta missão.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
Minecraft_almadense-300x600px

Últimas

PUBLICIDADE
cinema-forum

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Almada Green Market regressa a 26 e 27 de abril com agricultura local e atividades comunitárias

Realizado mensalmente, o mercado de rua aposta na sustentabilidade e na promoção da economia...

Fotogaleria: Almada celebra 25 de Abril com cravos, música e tradição

Comemoração do 51.º aniversário da Revolução dos Cravos em Almada começou com a energia...

Urgências de Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Garcia de Orta encerradas até domingo

Encerramento afeta também outros hospitais da região, limitando o acesso a cuidados urgentes nestas...

25 de Abril: Almada cancela fogo de artifício devido à morte do Papa

Celebração mantém atuações de GNR e Van Zee na Praça da Liberdade. Programa inclui...