7.6 C
Almada

FCT NOVA anuncia mais 75 bolsas para consórcios das Agendas Mobilizadoras

Iniciativa da Faculdade de Ciências e Tecnologia, localizada na Caparica, em Almada, conta financiar 14 projetos de vários campos de especialização.

 

A NOVA School of Science and Tecnology, ou FCT NOVA, anunciou que vai abrir mais de 75 vagas para bolseiros, investigadores e técnicos, ao abrigo de 14 consórcios das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em que a faculdade localizada na Caparica participa. Esta iniciativa irá acontecer durante o ano de 2023.

Segundo o comunicado da FCT NOVA, estas Agendas Mobilizadoras “traduzem-se no maior programa de apoio empresarial integrado no PRR, com o objetivo de aumentar a competitividade e a resiliência da economia com base em Investigação
e Desenvolvimento (I&D)” e entre os beneficiários destes concursos encontram-se bolseiros recém-licenciados, Mestres e investigadores juniores e auxiliares e técnicos com Doutoramento das seguintes áreas de investigação: Sustentabilidade, Bioeconomia, Carbono Zero, Transformação Digital, Inovação Tecnológica e Economia Circular.

As vagas irão focar-se em cerca de 14 consórcios, que serão financiados com um valor total de cerca de 19 milhões de euros procedente do PRR. Segundo o comunicado, entre estes projetos encontram-se estudos de vários campos: “desde
um que se propõe a explorar os insetos como alternativa na alimentação e cosmética, passando por um projeto focado no desenvolvimento de produtos à base de celulose (para substituição de plásticos fósseis) ou, ainda, uma equipa de trabalho que pretende criar uma nova cadeira de valor na economia espacial e oferecer soluções para gerir o tráfego no espaço”.

- PUBLICIDADE -

Segundo Eurico Cabrita, subdiretor para Inovação e Investigação da FCT NOVA, este programa conta “reunir a academia e as empresas para se encontrarem as melhores soluções para a resiliência da nossa economia”. Para o académico, dentro dos 14 projetos financiados pelas Agências Mobilizadoras, espera-se “encontrar os melhores talentos altamente qualificados e que tenham a capacidade de dar resposta aos objetivos estratégicos destes projetos”.

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/fct-da-caparica-obtem-25-milhoes-de-euros-para-investigacao-em-crio-microscopia-eletronica/

Apoie o jornalismo local independente

Caro leitor, o seu apoio é fundamental para garantir que o jornal ALMADENSE pode continuar a informar a comunidade com rigor e isenção. Contribuir financeiramente para a sustentabilidade do jornal é uma forma de assegurar que temas relevantes para o nosso concelho continuam a receber cobertura de forma honesta e imparcial, sem influências externas. Cada donativo é importante para nos ajudar a financiar este trabalho e dar voz às histórias que merecem ser contadas. Contamos consigo para continuar esta missão.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
almar-habitat

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE
presepios-charneca

Artigos Relacionados

Hospital Garcia de Orta suspende cirurgias não urgentes devido ao aumento da gripe

Medida foi concebida para ajudar a libertar camas e garantir mais disponibilidade das equipas...

Nasceram menos 421 bebés no Garcia de Orta em 2024

Verificou-se uma quebra de 15,5% quando se compara com 2023, ano em que tinham...

Médicos de família querem aumento do número de vagas na ULS Almada-Seixal

Ministério da Saúde abriu apenas uma vaga para novos médicos de família na ULS...

Bairro de Penajóia, em Almada, está sem luz desde o Natal

“Os postes de abastecimento de energia elétrica foram desligados dois dias antes do Natal”,...