Iniciativa da Faculdade de Ciências e Tecnologia, localizada na Caparica, em Almada, conta financiar 14 projetos de vários campos de especialização.
A NOVA School of Science and Tecnology, ou FCT NOVA, anunciou que vai abrir mais de 75 vagas para bolseiros, investigadores e técnicos, ao abrigo de 14 consórcios das Agendas Mobilizadoras para a Inovação Empresarial financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) em que a faculdade localizada na Caparica participa. Esta iniciativa irá acontecer durante o ano de 2023.
Segundo o comunicado da FCT NOVA, estas Agendas Mobilizadoras “traduzem-se no maior programa de apoio empresarial integrado no PRR, com o objetivo de aumentar a competitividade e a resiliência da economia com base em Investigação
e Desenvolvimento (I&D)” e entre os beneficiários destes concursos encontram-se bolseiros recém-licenciados, Mestres e investigadores juniores e auxiliares e técnicos com Doutoramento das seguintes áreas de investigação: Sustentabilidade, Bioeconomia, Carbono Zero, Transformação Digital, Inovação Tecnológica e Economia Circular.
As vagas irão focar-se em cerca de 14 consórcios, que serão financiados com um valor total de cerca de 19 milhões de euros procedente do PRR. Segundo o comunicado, entre estes projetos encontram-se estudos de vários campos: “desde
um que se propõe a explorar os insetos como alternativa na alimentação e cosmética, passando por um projeto focado no desenvolvimento de produtos à base de celulose (para substituição de plásticos fósseis) ou, ainda, uma equipa de trabalho que pretende criar uma nova cadeira de valor na economia espacial e oferecer soluções para gerir o tráfego no espaço”.
Segundo Eurico Cabrita, subdiretor para Inovação e Investigação da FCT NOVA, este programa conta “reunir a academia e as empresas para se encontrarem as melhores soluções para a resiliência da nossa economia”. Para o académico, dentro dos 14 projetos financiados pelas Agências Mobilizadoras, espera-se “encontrar os melhores talentos altamente qualificados e que tenham a capacidade de dar resposta aos objetivos estratégicos destes projetos”.
https://almadense.sapo.pt/cidade/fct-da-caparica-obtem-25-milhoes-de-euros-para-investigacao-em-crio-microscopia-eletronica/