14 C
Almada

Despiste de Parkinson com recurso a AI vence programa de empreendedorismo da NOVA FCT

Edição deste ano do concurso estudantil da NOVA FCT distinguiu ainda um projeto de desenvolvimento de embalagens com recurso a cogumelos e uma iniciativa de produção caseira de bactérias vivas.

 

O projeto “Steadylife”, uma aplicação de inteligência artificial (AI) para o diagnóstico precoce da doença de Parkinson, foi o vencedor da 13.ª edição do Programa de Empreendedorismo da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCT).

A competição, destinada à participação do corpo estudantil, contou este ano com mais de 800 alunos, que apresentaram 12 projetos a um painel de jurados de empresas do setor tecnológico e empresarial.

Com uma taxa de eficácia de 90%, o protótipo de despiste da doença de Parkinson permite identificar sinais da doença através de um telemóvel com acesso à internet, sem necessidade de equipamentos adicionais. A equipa vencedora arrecadou um prémio de 1000 euros, a que se somam 500 euros do “Build The Future Award” da NTT DATA.

- PUBLICIDADE -
expo-fct

Entre as soluções inovadoras distinguidas, o segundo lugar foi atribuído ao “MushItPack”, uma alternativa sustentável às embalagens tradicionais, utilizando micélio de cogumelo como matéria-prima. O projeto recebeu 500 euros e ainda outros 500 do “InnoRetail Award” da Jerónimo Martins.

A fechar o pódio ficou o “MicroGoodies”, uma ideia que aposta na produção caseira de bactérias vivas para equilibrar a microbiota intestinal e promover a saúde mental. A equipa conquistou um prémio de 250 euros.

A edição deste ano estreou ainda o Prémio IMPACTO, no valor de 750 euros, que distinguiu “Kaabricks”, um projeto de desenvolvimento de materiais de construção sustentáveis a partir de resíduos têxteis e minerais.

Ao longo do último mês, o Programa de Empreendedorismo com várias palestras, aulas práticas e sessões de mentoria promovidas pela universidade, na qual participaram vários empresários líderes do setor da inovação em Portugal.

A iniciativa insere-se no Perfil Curricular da NOVA FCT, iniciativa criada em 2012 e pensada para promover o empreendorismo e a inovação, bem como a aplicação prática de conhecimentos esoft skills num contexto de integração futura no mercado de trabalho.

 

Almada instala novos pontos de Biblioteca no concelho

Apoie o jornalismo local independente

Caro leitor, o seu apoio é fundamental para garantir que o jornal ALMADENSE pode continuar a informar a comunidade com rigor e isenção. Contribuir financeiramente para a sustentabilidade do jornal é uma forma de assegurar que temas relevantes para o nosso concelho continuam a receber cobertura de forma honesta e imparcial, sem influências externas. Cada donativo é importante para nos ajudar a financiar este trabalho e dar voz às histórias que merecem ser contadas. Contamos consigo para continuar esta missão.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
cma-25-abril

Últimas

PUBLICIDADE
cma-25-abril

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Jovem atleta da Costa da Caparica conquista o ouro na World Cup de Jiu Jitsu

Com apenas 13 anos, Laura Ribeiro conquistou a competição que decorreu no passado fim-de-semana,...

“Ligue Antes, Salve Vidas”: 55% dos contactos para SNS24 em Almada atendidos em centros de saúde

Iniciativa foi implementada no concelho há seis meses, visando aliviar a pressão sobre os...

Salvador Martinha apresenta “Aura Super Jovem” em Almada a 3 de maio

Humorista de 41 anos reflete sobre a vida e a profissão no seu primeiro...

Número de beneficiários da Refood em Almada aumentou 15% em 2024

Projeto que tem como objetivo combater o desperdício alimentar e ajudar famílias carenciadas tem...