Esta semana, sugerimos 5 divertidas atividades para desfrutar com os mais novos, desde oficinas de culinária a concertos de saxofone inspirados na Disney. Para os crescidos, há concertos, clubes de leitura com petiscos, Festa do Cinema Francês e uma visita muito especial a Almada Velha.
1. Mexer o corpo e pintar “coisas esquisitas”
Às 11h de sábado, 12 de outubro, vá com os mais novos ao Espaço Cultural da Trafaria para uma oficina de arte onde a imaginação não tem limites. Nesta atividade dinamizada por Ana Rita Mota, as crianças vão explorar o mundo das “coisas esquisitas” que nos fazem ver o mundo de outra forma. A partir do desenho, da imaginação e do trabalho em grupo, vão nascer histórias, amizades e um universo onde tudo é possível. A participação é gratuita.
2. Aprender a cantar no teatro
“Onde um coração bate, muitas vozes cantam” é a oficina de voz e música que promete fazer as delícias dos mais novos a 12 de outubro, às 15h (dos 5 aos 8 anos) ou às 16h (a partir dos 9 anos), no Teatro Municipal Joaquim Benite.
Com Mariana Ramos Correia, cantora, atriz e violoncelista, as crianças vão explorar técnicas vocais, participar em jogos de concentração e criar novas melodias a partir daquelas que todos conhecemos. A oficina tem o valor de 5 euros, com desconto de 50% para membros do Clube de Amigos.
3. Fazer pão com chouriço em forno a lenha
Pelas 15h de 12 de outubro, o Solar dos Zagallos transforma-se numa rústica cozinha com uma oficina de pão com chouriço em forno a lenha. De miúdos a graúdos, todos vão poder pôr as mãos na massa e aprender os segredos deste aconchegante petisco. Depois de cozidos a lenha, os pãezinhos estarão prontos a degustar num lanche muito especial. A iniciativa é gratuita, com inscrição através do e-mail solar@cm-almada.pt.
4. Ouvir um concerto de saxofone baseado em personagens da Disney
Às 16h de sábado, 12 de outubro, a música da saxofonista Marisa Borralho é ponto de partida para a imaginação dos mais novos num concerto cheio de magia. Na biblioteca do Solar dos Zagallos, as famílias vão descobrir o icónico filme da Disney “Fantasia 2000”, num contexto interativo que promete despertar todos os sentidos. A atividade é gratuita, com marcação prévia através do e-mail solar@cm-almada.pt.
5. “Domingar no Solar” com dança e oficina de contos
Entre as 14h e as 18h de 13 de outubro, a animação continua no Solar dos Zagallos, que volta a abrir as suas portas para um domingo muito especial. A tarde começa com uma aula aberta de groove, estilo de dança que promove a liberdade de expressão e o bem-estar físico e emocional através de passos simples e divertidos. De seguida, há sessão de contos e oficina na biblioteca, onde os mais novos vão poder construir uma árvore de materiais recicláveis e ouvir histórias sobre o outono.
O programa é gratuito, com inscrição para a aula de groove através do e-mail solar@cm-almada.pt.
E para os mais crescidos…
1. Ver um tributo aos míticos Pearl Jam no Cine Incrível
A 11 de outubro, sexta-feira, o Cine Incrível – Alma Danada dá palco à Pearl Band, banda de tributo que recorda os grandes êxitos dos norte-americanos Pearl Jam. Em tom de homenagem a Eddie Vedder, Jeff Ament, Stone Gossard e Mike McCready, o grupo traz a Almada o rock de Seattle com temas icónicos como “Black”, “Just Breathe” ou “Do The Evolution”. O concerto está marcado para as 21h30. Os bilhetes têm o valor de 10 euros e podem ser adquiridos online.
2. Ler Natália Correia em comunidade
No dia 12 de outubro, pelas 15h, a comunidade “Sábados de Leitura” volta a juntar-se para mais uma viagem às obras censuradas durante o Estado Novo.
Desta vez, a obra escolhida é “O Encoberto” de Natália Correia, paródia de um povo crente e iludido e de uma falsa nobreza interesseira. Segundo a censura, esta seria uma obra “com alusões ao povo português ou a figuras históricas com expressões de chacota e uma clara intenção de ridicularizar”. A autora, acérrima ativista pelos direitos das mulheres, foi parte ativa em vários movimentos de oposição ao Estado Novo. A participação é gratuita.
3. (Re)descobrir Almada Velha numa visita guiada
Às 15h30 de sábado, 12 de outubro, junte-se a Sérgio Rosa e Joana Mota no Jardim do Castelo para um percurso entre praças, ruas e travessas onde pode descobrir mais sobre a história e arqueologia de Almada, conhecendo os monumentos que subsistiram ao passar dos séculos e que marcam uma forte identidade cultural. A visita é gratuita, com marcação através do e-mail museus.comunica@cm-almada.pt.
4. Ouvir música clássica no Convento dos Capuchos
No sábado, 12 de outubro, pelas 16h, vá até ao emblemático Convento dos Capuchos para um recital de harpa descontraído. A convidada é a harpista Rebeca Csalog, vencedora de vários prémios em concursos de harpa e música de câmara. Dirigido a público de todas as idades, o concerto será comentado por Catarina Távora, violoncelista e professora de música.
A entrada é gratuita, mediante levantamento dos bilhetes até 45 minutos antes do início do espetáculo. Pode reservar o seu lugar através do e-mail capuchos@cm-almada.pt.
5. Ouvir fado na Costa da Caparica
A 12 e 13 de outubro, o Auditório Costa da Caparica recebe mais uma edição do Festival de Fado Ercília Costa, com dez fadistas acompanhados de guitarra portuguesa e viola de fado. Natalino de Jesus, nascido e criado no bairro da Madragoa, e Tina Santos, reconhecida fadista e parte da “Parreirinha de Alfama”, são os dois grandes destaques da 9. ª edição. Ana Marta, Francisco Moreira, Marta Alves e Catarina Rosa fazem também parte do elenco de grandes artistas que pode ver no Auditório da Costa.
O bilhete tem o valor de 15 euros (dois dias) ou 10 euros (um dia), e pode ser reservado através do e-mail reservas@gandaia.info ou online. Conheça aqui o programa completo.
6. Descobrir mais sobre a biografia de Camões
A 12 de outubro pelas 18h30, converse com Isabel Rio Novo, autora de “Fortuna, Caso, Tempo e Sorte – Biografia de Luís Vaz de Camões”, na Biblioteca José Saramago e descubra mais sobre a atribulada vida do poeta português, desde os exílios para África e Ásia à escrita da sua obra maior, “Os Lusíadas”, passando por várias peripécias e dificuldades.
Doutorada em Literatura Comparada, a autora é também ficcionista, conhecida por romances como “Rio do Esquecimento ou “A Febre das Almas Sensíveis”. A sessão é moderada por José Mário Silva e conta com entrada livre.
8. Ouvir “Sons de Outono” na Igreja de Cacilhas
De regresso a Almada, o festival “Sons de Outono” volta a ocupar as igrejas do concelho com vários concertos de música clássica, desta vez dedicados ao tema “A Palavra”.
A 12 de outubro, pelas 21h, Beatriz Cortesão (virtuosa harpista) e Alexis Hatch (violino) interpretam obras de Bach, Saint-Saëns e António Fragoso, acompanhadas pela atriz Teresa Macedo, que promete dar vida à complexa paisagem sonora. O concerto tem lugar na Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Cacilhas. A entrada é livre.
9. Sentar-se à mesa do Teatro Municipal
“A mesa, um lugar onde” é a sugestão da Companhia de Teatro de Braga para ver a 12 e 13 de outubro no Teatro Municipal Joaquim Benite.
Com direção de Rui Madeira, o espetáculo constrói-se no diálogo entre dois intérpretes chegados de latitudes bem distintas: a sarda Valentina Picciau e o moçambicano Rogério Boane. “Haverá lugar para a celebração da vida e da morte, da festa e da tragédia, do canto e das lágrimas”, indica a Companhia de Teatro de Almada na sua página.
Marcado para as 21h de sábado e 16h de domingo, o espetáculo tem o valor de 13 euros, com descontos para jovens e seniores. Os bilhetes devem ser adquiridos online ou na bilheteira do TMJB.
Hospital Garcia de Orta implementa projeto para reduzir sobrecarga das urgências
Como eu amaria fazer esse roteiro cultural!!!!!