Covid-19: Almada lança rede de apoio para idosos e grupos de risco

Para mitigar os efeitos da crise relacionada com o Covid-19, a Câmara de Almada está também a distribuir refeições sociais e suspendeu os cortes de água.

 

A Câmara Municipal de Almada vai implementar um plano de emergência social para “garantir o acesso a bens e serviços de primeira necessidade a idosos e outros grupos de risco”, especialmente vulneráveis devido à pandemia de Covid-19. O anúncio foi feito esta terça-feira pela presidente da Câmara, Inês de Medeiros, numa mensagem de vídeo dirigida aos almadenses.

Nesse sentido, a autarquia criou um número de telefone gratuito: 800 10 20 40, destinado àqueles que se encontram em quarentena ou em isolamento e que não dispõem de uma rede de suporte familiar. Assim, através de uma bolsa de voluntários e de uma rede de apoio domiciliário, aqueles que precisarem podem solicitar a entrega de refeições, de cabazes de alimentos, de medicamentos de primeira necessidade, apoio psicológico à distância ou apoio para passear os animais domésticos.

 

rede-almada

 

“Esta é uma ajuda essencial neste momento”, frisou Inês de Medeiros, acrescentando que só é possível graças “às várias entidades e voluntários que aceitaram trabalhar em parceira” com a autarquia.

Para responder à crise provocada pelo novo coronavírus, a Câmara de Almada também está a assegurar diariamente refeições para as crianças do escalão de ação social escolar, prorrogou os prazos de pagamento das rendas e taxas municipais e suspendeu os cortes de água.

Na mensagem de vídeo, a autarca recordou ainda outras das medidas tomadas pela câmara no sentido de conter o aumento da pandemia, descando o encerramento de todos os equipamentos municipais, o cancelamento de eventos culturais, a interdição a jardins e praias, o estacionamento gratuito ou a desinfeção das ruas do concelho.

“A pandemia Covid-19 é uma ameaça séria e só será derrubada se todos adotarmos um comportamento exemplar”, sublinhou ainda Inês de Medeiros, apelando à “responsabilidade” de todos os almadenses, para que “cumpram as recomendações e regras definidas”.

Pode ver a mensagem completa da presidente da Câmara no seguinte link:

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *