Congresso celebra os 50 anos da cidade de Almada
História, património, urbanismo, mobilidade e cultura serão alguns dos temas em foco no congresso “Almada: 50 anos de Cidade, 50 anos de Liberdade”, que celebra a elevação de Almada a cidade. Decorre entre 13 e 14 de novembro. A entrada é gratuita.
50 anos depois da elevação de Almada a cidade, o congresso “Almada: 50 anos de Cidade, 50 anos de Liberdade” vem celebrar a efeméride, trazendo vários painéis sobre a história e a evolução do concelho ao Fórum Municipal Romeu Correia.
O evento vai decorrer entre 13 e 14 de novembro, tendo como objetivo aprofundar o conhecimento sobre a cidade de Almada nos últimos 50 anos. Através da criação de um espaço de partilha e diálogo científico, o congresso pretende contribuir para a renovação da história local, fomentando o debate sobre temas como património, planeamento urbanístico, ambiente, sustentabilidade ou educação.
No dia 13, será possível assistir ao painel sobre história da cidade de Almada, às 11h, ou sobre arte e cultura no concelho, às 14h30. Pelas 17h, há uma visita guiada à Casa da Cerca. Já a 14 de novembro, terça-feira, fala-se do património histórico e arquivístico, às 10h, arquitetura e urbanismo a partir das 11h45 e sobre poder local e municipalismo, às 14h. O dia termina a apresentação do ebook alusivo ao IV Congresso de História Local, realizado em Almada, às 17h.
“A passagem de vila a cidade ficou consagrada no diploma de 16 de junho de 1973, considerando o grande desenvolvimento demográfico e urbanístico, bem como a existência de vias de comunicação, serviços públicos e a dinâmica económica, social e cultural que caracterizava Almada”, destaca a Câmara de Almada na sua página oficial. Dois anos mais tarde, em 1976, realizaram-se as primeiras eleições autárquicas na cidade.
As inscrições para assistir ao congresso “Almada: 50 anos de Cidade, 50 anos de Liberdade” são gratuitas, devendo ser realizadas através do seguinte formulário.
Conheça aqui o programa completo:
Dia 13 de novembro
9h30 – Receção aos participantes
9h45 – Boas vindas e abertura de trabalhos
10h15 – Excerto da peça coreográfica RGB, de Jon López e Martxel Rodrigues (Companhia de Dança de Almada)
11h – Painel 1: História da Cidade de Almada
14h30 – Painel 2: Arte e Cultura em Almada
17h – Visita à Casa da Cerca
18h – Encerramento de trabalhos
Dia 14 de novembro
9h30 – Receção de participantes
10h – Painel 3: Património histórico e arquivístico
11h45 – Mesa Redonda: Arquitetura e Urbanismo
14h – Painel 4: Poder local e municipalismo em Almada
16h – Mesa redonda: Instituições de memória, o papel dos arquivos e bibliotecas municipais
17h – Apresentação do ebook “IV congresso história local” de Almada
18h – Encerramento de trabalhos
Foto: Bruno Marreiros
Projeto “Juntos”: artista Pitanga leva às escolas de Almada pedagogia através da arte