anuncio-farmacia-sobreda
19.2 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Almada: Escola Anselmo de Andrade fechou durante cinco tardes por falta de funcionários

Vereadora com o pelouro da Educação indica que a situação está “normalizada”, mas os pais continuam preocupados. “Não sabemos o que vai acontecer amanhã”, indica encarregada de educação.

 

A Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade, em Almada, fechou durante cinco tardes por falta de assistentes operacionais que assegurassem o normal funcionamento das atividades. Ao todo, centenas de alunos ficaram sem aulas, vendo impedido “o seu direito constitucional de aceder à Educação”, afirmou a representante dos encarregados de educação Sara Filipe Ramos durante a reunião de Câmara realizada esta segunda-feira, dia 18 de março.

Questionada sobre o assunto em reunião de Câmara, a vereadora com o pelouro da Educação, Teodolinda Silveira, admite que houve “um enorme constrangimento”, já que “de um momento para o outro, a Anselmo de Andrade ficou com doze baixas por doença”. Totalizando 80 baixas em todo o concelho, este número esgotou a bolsa de trabalhadores a termo certo, implicando o recurso à reserva de recrutamento.

Com quatro trabalhadores colocados entretanto em funções na Anselmo de Andrade, Teodolinda Silveira indica que “a situação está normalizada desde quinta-feira (14 de março) à tarde, com a escola a funcionar em pleno”, continuando a Câmara de Almada a recorrer à reserva nos próximos dias para contratar os restantes funcionários. Recorde-se que, após a transferência de competências na área da Educação, a contratação de assistentes operacionais é, desde abril de 2022, responsabilidade da autarquia de Almada.

- PUBLICIDADE -
fct-cientista

O esclarecimento não sossegou, contudo, os pais dos alunos daquele estabelecimento de ensino. “É com surpresa que ouço dizer que a situação está normalizada”, afirmou Sara Filipe Ramos, representante dos encarregados de educação. Num e-mail do diretor da escola recebido a 13 de março, citado pela responsável, pode ler-se que a Anselmo de Andrade retoma as atividades letivas no turno da tarde, embora com constrangimentos, “dado que os recursos humanos afetos não conseguem colmatar os ausentes”. O diretor pede ainda a colaboração dos encarregados de educação para “eventuais limitações que se possam verificar”.

Ao ALMADENSE, a encarregada de educação Helena Duarte mostra-se preocupada: “não sabemos o que vai acontecer amanhã”. Com o filho a perder as aulas de educação física por falta de funcionário no pavilhão, Helena tem “receio de que a situação se repita”, não havendo garantia de que a falta de funcionários não venha a afetar também o horário da manhã.

Já o vereador da CDU, António Matos, destaca igualmente a probabilidade de interrupções como esta se perpetuarem, tendo em conta a idade média avançada dos funcionários auxiliares da escola em questão. Acrescenta ainda que o problema se verifica em várias escolas do concelho, destacando as escolas Anselmo de Andrade, Emídio Navarro e Fernão Mendes Pinto. “Nos próximos dois, três anos vai haver reformas em número avultado, e por isso a situação em que nos encontramos pode voltar rapidamente a acontecer”, indica.

 

https://almadense.sapo.pt/cultura/fotografa-camilla-watson-fixou-no-cais-do-ginjal-retratos-dos-pescadores-que-ali-resistem/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
Mestrados-MREC

Últimas

PUBLICIDADE
festa-vilas-charneca

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Rendas em Almada: mediana mantém-se nos 12 euros por metro quadrado

Município registou nos primeiros meses de 2025 um valor mediano de 11,98 euros por...

Almada assina protocolo para instalar Loja de Cidadão na Romeira

O protocolo foi assinado entre a Câmara Municipal de Almada e entidades estatais e...

Linhas Mar ligam grande Lisboa às praias da Margem Sul

Regresso do serviço contempla uma nova linha entre a Costa da Caparica e Odivelas,...

“Festa das Vilas” anima Charneca de Caparica com Rosinha e dez dias de festa

Música ao vivo, bancas de artesanato, tasquinhas com petiscos regionais e uma área de...