Património e reabilitação, regeneração de territórios industriais abandonados ou desafios da zona costeira são alguns dos temas que vão estar em debate na Casa da Cidade – Museu de Almada. A entrada é livre.
Entre 7 de março e 27 de junho, a Casa da Cidade em Almada recebe um ciclo de conversas mensais em torno do urbanismo sustentável e ordenamento do território. O mote é a exposição “Almada, Lugares de Projeto“, patente no museu até 23 de março, resultante de uma parceria entre a Câmara Municipal de Almada, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova (NOVA FCT) e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH).
Com intervenções de investigadores, arquitetos e professores das três entidades, o ciclo de conversas pretende fomentar a reflexão sobre a organização da cidade numa lógica de sustentabilidade.
Conheça o programa completo:
7 de março, 17h30
ÁREAS CONSOLIDADAS – PATRIMÓNIO E REABILITAÇÃO
Orador: João Pardal Monteiro (arquiteto)
Intervenções e debate: Margarida Pereira (professora NOVA FCSH), António Carmona Rodrigues, (professor NOVA FCT) e Pedro Santos (arquiteto CMA)
21 de março, 17h30
LITORAL RIBEIRINHO – REGENERAÇÃO DE TERRITÓRIOS INDUSTRIAIS ABANDONADOS
Orador: João Perloiro (arquiteto)
Intervenções e debate: Inês de Medeiros (presidente CMA) e Graça Martinho (professora NOVA FCT)
18 de abril, 17h30
LITORAL ATLÂNTICO – OS DESAFIOS DA ZONA COSTEIRA
Orador: João Pedro Costa (prof. arq., FA-UL)
Intervenções e debate: José Carlos Ferreira (professor NOVA FCT), Carlos Pereira da Silva (professor NOVA FCSH) e Paulo Pais (arquiteto CMA)
23 de maio, 17h30
NOVAS CENTRALIDADES – CONFORTO URBANO, MOBILIDADE E CONETIVIDADE
Orador: Miguel Saraiva (arquiteto)
Intervenções e debate: Ana Cruz (professora NOVA FCT), Gonçalo Antunes (professor NOVA FCSH) e Ana Libreiro (arquiteta CMA)
27 de junho, 17h30
INFRAESTRUTURA VERDE NAS ÁREAS URBANAS – OS PROCESSOS DE PLANEAMENTO E GESTÃO
Orador: Jorge Cancela (arquiteto paisagista)
Intervenções e debate: José Carlos Ferreira (professor NOVA FCT), José Tenedório (professor NOVA FCSH) e Carla Baptista (arquiteta e urbanista CMA)
A entrada é livre, sujeita a inscrição, que pode ser feita através do e-mail museus.comunica@cm-almada.pt.
https://almadense.sapo.pt/cidade/escritor-luis-filipe-sarmento-expulso-de-almada-velha-onde-ficou-o-meu-direito-a-habitacao/