14.9 C
Almada

Almada reforça rede de compostagem com cinco novas ilhas comunitárias

Projeto de compostagem comunitária já envolve 200 famílias e permite reciclar cerca de 49 toneladas de biorresíduos por ano, promovendo uma gestão sustentável dos resíduos.

A Câmara Municipal de Almada (CMA) instalou cinco novas ilhas de compostagem comunitária, que visam reaproveitar os biorresíduos domésticos transformando-os em composto e desviando-os, assim, do desperdício comum. Os novos contentores podem ser encontrados nos seguintes locais:

  • Parque Urbano Comandante Júlio Ferraz, Almada
  • Parque Urbano do Pragal, Pragal
  • Parque Luís Sá, Laranjeiro
  • Parque Multiusos da Sobreda, Sobreda
  • Jardim junto à Avenida 25 de Abril, Trafaria

Esta iniciativa permite a separação de resíduos orgânicos, como cascas de ovo, restos de frutas, vegetais e borras de café. A sua decomposição natural permite transformá-los em fertilizante, o que traz benefícios tanto para o ambiente como para a economia.

Lançado no início de 2024, o projeto de compostagem comunitária já envolve 200 famílias, possibilitando a reciclagem de cerca de 49 toneladas de biorresíduos por ano. O projeto “tem impacto na redução de resíduos em aterro, uma vez que permite que os resíduos orgânicos sejam tratados no local e transformados em composto a ser utilizado em espaços verdes”, destaca a autarquia.

As primeiras ilhas de compostagem do concelho de Almada foram implementadas no Parque da Juventude (Cova da Piedade), no jardim do Complexo Municipal dos Desportos da Cidade de Almada (Feijó), no jardim da Praceta Joaquim Maria da Costa (Costa da Caparica), no jardim junto à Rua Samwell Dinis (Charneca de Caparica), e no jardim junto à Rua Pedro Álvares Cabral (Caparica).

- PUBLICIDADE -

“O alargamento da rede de compostagem comunitária reflete o compromisso da CMA com uma gestão de resíduos responsável, rumo a uma cidade mais verde e sustentável”, sublinha o município.

Os interessados em aderir ao projeto e dar um destino sustentável aos seus biorresíduos podem obter mais informações através deste link.

Almada tem mais de 1000 edifícios em zona de risco de inundações costeiras

Apoie o jornalismo local independente

Caro leitor, o seu apoio é fundamental para garantir que o jornal ALMADENSE pode continuar a informar a comunidade com rigor e isenção. Contribuir financeiramente para a sustentabilidade do jornal é uma forma de assegurar que temas relevantes para o nosso concelho continuam a receber cobertura de forma honesta e imparcial, sem influências externas. Cada donativo é importante para nos ajudar a financiar este trabalho e dar voz às histórias que merecem ser contadas. Contamos consigo para continuar esta missão.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADEinquerito-almadense

Últimas

PUBLICIDADE
almadense-run

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Rita & Os Usados de Qualidade apresentam álbum no Cine Incrível, em Almada

Novo projeto musical junta a cantora Rita Redshoes e alguns dos mais experientes artistas...

Transtejo suspende transporte de veículos entre a Trafaria e Belém este fim de semana

Durante a interrupção, o transporte de passageiros continua a decorrer no horário habitual. O serviço...

Tágides: Almada recebe Festival Internacional de Tunas Universitárias este fim de semana

Evento musical inclui uma Noite de Serenatas junto aos Paços do Concelho (sexta-feira) e...

APAV Almada: 75% das vítimas são de violência doméstica

Estabelecido em 2021, o gabinete de apoio no concelho tem registado um número maior...