11.9 C
Almada

Restaurante Damasqino traz os sabores da Síria até Almada

Com um menu repleto de especialidades típicas do Médio Oriente e uma atmosfera tradicional e acolhedora, o restaurante oferece uma verdadeira viagem gastronómica e cultural.

 

Foi a 9 de julho de 2022 que o Damasqino abriu portas para oferecer aos seus visitantes uma experiência imersiva pela gastronomia e pela cultura síria. Prestes a completar dois anos desde que abriu em Almada, o restaurante conta com um menu repleto de especialidades típicas do Médio Oriente e uma atmosfera tradicional, acolhedora e convidativa.

“A cozinha síria acaba por ter os seus truques e segredos. É preciso aprender. Há muito sabor e muitas especiarias. Ao contrário do que se pode pensar, não temos por hábito usar muito o picante. Usamos sim muitas especiarias para intensificar os sabores”, conta Bashar Khabbaz, o proprietário do espaço. “Infelizmente, não há assim tantos restaurantes como o nosso. É raro ver a Síria fora da Síria”, partilha.

Quem entra no Damasqino sente de imediato que está na Síria de Bashar. A música que se ouve já do lado de fora dá o mote e pelas paredes encontra decorações, fotografias e lembranças vindas diretamente de Damasco, na Síria. Toda a atmosfera convida a mergulhar numa nova cultura gastronómica.

 

damasqino-forno

É nas entradas que está o segredo da cozinha síria. Entre o húmus, o baba ganoush, o labneh (pasta especial de iogurte), o muhamara (pasta de pimento vermelho com molho de romã) e o mutabal (pasta de beringela assada com iogurte, limão e molho de tahine), o difícil é mesmo escolher. E mais: pode ainda provar os deliciosos kebbeh e falafel!

Há também as famosas “mini pizzas” do restaurante – o manakish, feito com uma massa “muito diferente, muito mais fina, com especiarias do Médio Oriente”, explica Bashar. Para os amantes de kebab, há o mashawi, composto por espetadas com um mix de vários tipos de carne, acompanhadas de arroz, salada e húmus.

A carta do Damasqino apresenta ainda várias opções vegetarianas, tanto nas entradas como nos pratos. Uma das especialidades da casa é o fatteh hummus (grão de bico com pão frito, tahine, frutos secos, samneh), mas também pode escolher experimentar o mujadara (bulgur e lentilhas com cebola caramelizada, servido com salada) ou o khudar (mix de vegetais feito no forno, acompanhado de arroz).

 

equipa-damasqino

Não pode sair do restaurante sem provar alguma das bebidas tradicionais (tamarandi, vimito, ayran), o café arábico, o vinho sírio ou a variedade de chás que o restaurante apresenta. Mas não fica por aqui: há várias sobremesas típicas do Médio Oriente para se deliciar e há ainda a típica shisha, com preços entre os 12 e os 15 euros.

Visitar o Damasqino é uma imperdível viagem gastronómica e cultural. Localizado na rua Comandante António Feio, 28A, o restaurante está aberto de terça-feira a domingo, das 12h00 às 00h00. Todos os sábados à noite há música ao vivo e muita animação.

 

O restaurante Boshq é o paraíso da comida saudável em Almada

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

SMAS Almada com orçamento de 39,8 milhões de euros para 2026

Documento foi aprovado na reunião de Câmara realizada esta segunda-feira, dia 26 de janeiro.   Os...

Cova da Piedade goleia e soma segunda vitória consecutiva

Equipas de Almada voltaram a entrar em campo este fim de semana, somando dois...

Almada integra programa ‘Menos Ruído’ para isolar casas afetadas pelo aeroporto

Protocolo prevê financiamento de 10 milhões de euros para obras em edifícios expostos ao ruído, protegendo direito ao descanso e qualidade de vida

Ligação fluvial Trafaria–Algés deverá arrancar em 2027

Transtejo/Soflusa concluiu estudos para a nova rota no Tejo entre a Trafaria e Algés....