anuncio-farmacia-sobreda
19.3 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

ReBottle e iPrintSolid: a sustentabilidade começa no Quarteirão das Artes

O maior gabinete do Quarteirão das Artes acolhe duas empresas que têm em comum o objetivo de reduzir o desperdício, criando um planeta mais saudável. 

 

ReBottle – pensar a cortiça

Quando Shani Almagor, natural de Israel, veio viver para Portugal, ficou fascinada com o sobreiro e com a sua bela pele que se regenera, a cortiça. Começou a investigar e experimentou com António, um artesão local, a colaboração que resultou na criação da ReBottle, uma marca que produz garrafas de aço inoxidável revestidas a pele de cortiça, com uma identidade muito própria.

A marca nasce em 2016, pautada pela produção consciente e sustentável. O revestimento de cortiça é trabalhado por dois artesãos — um no Alentejo e outro no Algarve — o que resulta num produto de qualidade e design superior e contribui, ainda, para o ressurgimento das tradições portuguesas na sociedade atual. 

Como objetivo, Shani destaca “a redução de plásticos tóxicos e de utilização única”, oferecendo uma alternativa reutilizável e duradoura, o que reduz em muito a pegada ecológica. Para além disso, estimula a economia local e permite condições de trabalho justas e um crescimento sustentável, num planeta mais limpo.

- PUBLICIDADE -
venham-mais-cinco

Agora, mantendo a sede da ReBottle em Almada, Shani mudou-se para Odemira, onde, entre os sobreiros, encontra inspiração para a sua marca. No Quarteirão das Artes encontramos Luís Vaz, que trata da parte logística e de impressão da empresa. “Nós viemos para aqui ao mesmo tempo e, desde aí, partilhamos o espaço e o trabalho. E, depois tenho, a minha atividade”, refere o responsável. 

 

iPrintSolid – um produto personalizado
luis-rebottle
Luís Vaz.

 

Para além da parceria com Shani, Luís Vaz tem o seu próprio negócio de impressão 3D: a iPrintSolid. O criador da empresa, que vive em Almada há 35 anos, dedica-se à prototipagem e impressão 3D, realizando no Quarteirão das Artes tanto a vertente oficinal como a concepção do produto. 

Nascida em 2017, a iPrintSolid imprime “o que é preciso”, garante o empresário, enquanto mostra um dos objetos mais recentes: uma peça essencial para ligar headphones antigos ao computador, sem a qual estes já não seriam utilizáveis. Luís modela e imprime, também, objetos personalizados para empresas.

A partir da criação de peças, a impressão 3D contribui para reduzir o desperdício. “São coisas que às vezes por causa de uma peça têm de se deitar fora, e é uma pena porque o produto ainda está bom”, refere Luís Vaz. Desde maquetas de edifícios a rodas dentadas para máquinas industriais, são quase infinitas as possibilidades. 

Criar a sua própria empresa foi, para o entrevistado, um passo natural: “já trabalho por conta própria há muitos anos, o que me permite ter liberdade de pensamento”. Como pontos positivos de estar no Quarteirão das Artes, destaca “o espaço e as pessoas, o ótimo ambiente que se vive”, bem como as sinergias criadas – por exemplo, no caso da iPrintSolid, com o arquiteto António Damásio (Atelier About) e com o Estúdio Periférico, ambos também sediados na incubadora, na criação de maquetes arquitetónicas. 

- PUBLICIDADE -

 

Conteúdo Comercial:

NovAlmadaVelha – Agência de Desenvolvimento Local

 

Novalmadavelha

 

Incubadoras:

Quarteirão das Artes

- PUBLICIDADE -
fct-cientista

qa-novo

Núcleo Empresarial de Almada Velha

 

Nucleo-empresarial

 

 

https://almadense.sapo.pt/almalab/estudio-periferico-e-about-a-criatividade-no-quarteirao-das-artes/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
Mestrados-MREC

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

“Carrossel da Alegria”: Os Costinhas trazem a magia infantil às Marchas Populares de Almada

A marcha infantil da Costa da Caparica traz este ano à avenida o tema...

Almadense Lara Simões é campeã nacional sub-16 de salto em altura

Atletas do Clube Pedro Pessoa - Escola de Atletismo, na Sobreda, alcançaram resultados expressivos...

Novo Centro de Recolha Animal de Almada vai nascer no Feijó

Equipamento vai permitir duplicar a atual capacidade de acolhimento e promete melhores condições para...

Gregory Bernard e o sonho de devolver o icónico Transpraia à Costa da Caparica

Parado desde a pandemia, o Transpraia poderia voltar a circular já no próximo verão....