Como tratar ainda melhor do seu amigo

Dra. Ana Paula Abreu, Médica Veterinária                                                                          

Diretora Técnica das Clínicas Veterinárias do Grupo Canis e Felis

 

A Medicina Veterinária Preventiva é a solução! O que é?

A medicina preventiva veterinária é uma especialidade dentro da medicina veterinária que não se ocupa de tratar as doenças. Normalmente as pessoas trazem à consulta veterinária os animais quando estes se encontram doentes. Para muitas doenças o tratamento é simples e a doença não é grave. Noutros casos, a doença é grave ou o tratamento é difícil, caro ou com risco de vida.

Além disso, é possível que a doença seja contagiosa, pondo em risco a outros animais e a pessoas que convivem com eles. Por todas essas razões (gravidade da doença, custo da mesma e a possibilidade de contágio), a medicina preventiva é um pilar chave para manter a saúde dos animais e das pessoas que convivem com elas.

A medicina preventiva dispõe de múltiplas ferramentas para prevenir as doenças e ajudar a manter a saúde dos animais:

A nutrição equilibrada tem o papel mais importante na saúde dos cães e gatos que coabitam connosco nos nossos lares. A avaliação do peso do animal, adequar o tipo de alimentação e as suas quantidades ao exercício físico, faz dos ingredientes funcionais a base para uma ótima saúde. A alimentação e a vida saudável, as desparasitações e as vacinas são os 3 pilares da saúde que se inclui na medicina preventiva.

A vacinação é um dos actos mais importantes dentro da medicina preventiva. A administração de vacinas é um método eficaz e seguro para a prevenção de múltiplas doenças infeciosas. O tipo de vacinas e a sua frequência pode variar segundo hábitos e zona geográfica pelo que é muito importante visitar o veterinário para conhecer o calendário de vacinas idóneo para o nosso animal. Nos animais jovens a alimentação com probióticos melhora a proteção das vacinas.

Em segundo lugar, a deteção e prevenção de parasitas nos animais é outra parte importante da medicina preventiva. Estes parasitas não são unicamente vetores de doenças para os animais, mas também para as pessoas que convivem com eles, dado o estreito vínculo que se estabelece entre animais e pessoas.

Em terceiro lugar, a medicina preventiva proporciona programas específicos de prevenção de determinadas doenças, que são recomendáveis de seguir. Destacamos a sua importância na prevenção da doença periodontal o programa de prevenção da leishmaniose. Além disso existem outros programas específicos como os programas de seguimento nutricional e de prevenção da obesidade, os quais são importantes para a prevenção de doenças cardiovasculares ou os programas geriátricos, que tratam de manter a saúde dos animais nas últimas etapas da sua vida prevenindo doenças frequentes associadas a essa etapa.

Vamos cuidar ainda melhor dos nossos amigos? Já conhece o nosso Clube de Prevenção?

Para mais informações, poderá contactar as Clínicas Veterinárias do Grupo Canis e Felis através do site, da página de Facebook, da página de Instagram ou do Youtube.

 

Conteúdo Comercial:

canis-felis

 

Apoie-almadense

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.