Assembleia Municipal de Almada recomenda transportes públicos gratuitos para jovens

Recomendação foi apresentada pelo Bloco de Esquerda de Almada e contou com os votos favoráveis de todas as formações, à exceção do PS.

 

A Assembleia Municipal de Almada aprovou uma recomendação com vista ao alargamento da gratuitidade dos transportes públicos para jovens até 18 anos e estudantes do Ensino Superior. A medida foi apresentada pelo Bloco de Esquerda de Almada esta terça-feira, dia 21 de junho. Para além dos votos do BE, a recomendação contou com os votos favoráveis dos eleitos pela CDU, PSD, CDS-PP, PAN e Chega e com os votos contra dos representantes do Partido Socialista.

“O veículo individual continua a ser um dos principais responsáveis pelos elevados valores de emissões de gases de efeito de estufa e pelo aumento das taxas de doenças e de mortes prematuras”, argumenta o grupo municipal de Almada do Bloco de Esquerda, em comunicado de imprensa.

Considerando a mobilidade “um pilar central da construção das cidades e das áreas metropolitanas”, a formação justifica a medida com o facto da população ainda estar a recuperar dos impactos “económicos, laborais, psicológicos e sociais da pandemia”, à qual acresce a “atual crise energética e a inflação que se traduz no aumento severo do custo de vida e perda do poder de compra”, deixando parte da população “em condições de grande vulnerabilidade”.

Ao mesmo tempo, a recomendação tem como objetivo a “capacitação dos jovens, promovendo o alívio dos encargos familiares, uma estratégia de combate ao insucesso e abandono escolar, e incentivando a autonomia e emancipação deste grupo populacional”, bem como fomentar nas futuras gerações a “adesão ao transporte público, para participarem em atividades culturais, extracurriculares e lúdicas na comunidade local e na Área Metropolitana”, pode ler-se na nota.

Recorde-se que a medida também foi recomendada na primeira Assembleia Municipal jovem realizada em Almada e atualmente já está a ser testada nos municípios de Lisboa, Porto, Sines, Santo Tirso, Alcochete e Torres Vedras.

 

Assembleia de jovens defende transportes gratuitos em Almada

Apoie-almadense

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.