anuncio-farmacia-sobreda
19.9 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Antarte participa no projeto do Pavilhão de Portugal na Expo Mundial 2025 Osaka

A marca portuguesa materializou peças de mobiliário desenhadas pelo arquiteto japonês Kengo Kuma para o Pavilhão de Portugal na Expo Mundial de Osaka, no Japão, que se realiza de 13 de abril a 13 de outubro de 2025.

 

A Antarte integrou um projeto com Kengo Kuma, o reconhecido arquiteto japonês que desenhou o Pavilhão de Portugal na Expo 2025 Osaka. Além disso, todo o interior e o mobiliário têm também a assinatura do design de Kengo Kuma: dos sofás ao VIP lounge, passando pelo restaurante e a sala multiusos.

A marca portuguesa materializou mais de 40 peças de mobiliário como bancos, bancos altos e mesas para o restaurante e cafetaria, bem como sofás e a mesa onde será colocado o Livro de Honra, no VIP lounge, selecionando materiais e técnicas de produção que respeitam o saber ancestral da marcenaria portuguesa.

Destaque ainda para a mesa para colocar o livro de honra do Pavilhão de Portugal. Trata-se de uma escultura composta por 177 peças de madeira de freixo nacional, com diferentes diâmetros e comprimentos, todas elas torneadas manualmente ao longo de mais de 200 horas de trabalho artesanal. O peso da mesa é de aproximadamente 100 quilos. Para os tampos das mesas para o restaurante e cafetaria, a Antarte selecionou folha de madeira de freixo nacional, igualmente utilizada na estrutura dos sofás. Para o revestimento destas peças, o tecido selecionado foi algodão impermeabilizado. Os bancos para o restaurante e a área de cafetaria são em aglomerado de cortiça nacional, torneado manualmente. Os protótipos das peças já estão expostos no Antarte Center, junto à entrada do Antarte Museum.

mesa-antarte
A Antarte materializou a mesa para colocar o livro de honra do Pavilhão de Portugal. DR

Este é mais um dos projetos de dimensão mundial que envolve a marca Antarte, após a cadeira de descanso do Papa Bento XVI, o cadeirão do Papa Francisco ou a instalação de arte Siza Vieira by Antarte para o Pavilhão do Vaticano na Bienal de Veneza de 2023.

O projeto foi apresentado oficialmente no dia 16 de janeiro no Oceanário de Lisboa com a presença do primeiro ministro de Portugal, Luís Montenegro. As conversações com o gabinete de arquitetura de Kengo Kuma tiveram início em setembro de 2024, tendo o acordo sido fechado em outubro do mesmo ano. A arquitetura do edifício do Pavilhão de Portugal inspirou-se no tema “The Ocean | Blue Dialogue” e na sustentabilidade. A coordenação ficou a cargo da arquiteta portuguesa Rita Topa, sendo que a AICEP teve um papel importante na mediação.

Para Mário Rocha, fundador e CEO da Antarte, “é um privilégio participar num projeto como o Pavilhão de Portugal na Expo 2025 Osaka, uma verdadeira montra planetária do estado da arte do know-how de Portugal. Depois de trabalhar com os Pritzkers Siza Vieira e Souto Moura, a oportunidade de colaborar com Kengo Kuma, um dos maiores vultos da arquitetura mundial e que é também uma referência no uso de materiais sustentáveis e respeito pelo saber e cultura locais em cada obra que assina, reafirma a Antarte como a marca nacional com credenciais para representar o saber ancestral e prestígio da marcenaria portuguesa”.

 

Saldos Antarte já começaram com descontos até -50%

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
tudo-festa-2025

Últimas

PUBLICIDADE
Mestrados-half

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Motorpor reforça operação no distrito de Setúbal com integração das marcas da SGS Car

Grupo nacional assume representação de novas marcas em Almada, Montijo e Palmela e garante...

QURA: um vinho para celebrar o lifestyle de Verão

O QURA é um novo vinho do Douro ideal para o verão, pensado para...

Farmácia Nova da Sobreda inaugura posto de análises clínicas

A Farmácia Nova da Sobreda, no concelho de Almada, já tem em funcionamento o...

Antarte mostra excelência da marcenaria portuguesa na Expo Osaka

Marca portuguesa materializou mais de 40 peças de mobiliário para o Pavilhão português.   A Antarte...