anuncio-farmacia-sobreda
19.9 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

AMATAM e MAD studio: arquitetura, design e vida em Almada

É entre o Núcleo Empresarial de Almada Velha e o Quarteirão das Artes que encontramos o Estúdio AMATAM e o MAD Studio, dois projetos onde a criatividade, a arquitetura e a polivalência andam de mãos dadas.

 

AMATAM

Foi depois de um percurso marcado por uma série de eventos improváveis —que passam por Zurique e por São Paulo— que Manuela Tamborino e João Amaral decidiram criar a sua própria empresa. É no Núcleo Empresarial de Almada Velha que encontramos o Estúdio AMATAM, um atelier de arquitetura onde se desenvolve a originalidade, a criatividade e a inovação.

Uma bolsa de estudos levou-os à Suíça. Estudaram durante um ano em Zurique, onde concluíram o Mestrado em Estudos Avançados em Desenho Urbano no Instituto Federal Tecnológico Suíço. Com os seus colegas de mestrado, ganharam um concurso para a urbanização de favelas em São Paulo. Manuela e João seguiram viagem para o Brasil, onde estiveram seis meses a representar o Coletivo Urbano, equipa responsável por desenvolver o Plano Urbanístico de Cabuçu de Baixo 5.

Foi quando voltaram para Portugal que sentiram uma motivação interior para desenvolverem um projeto criativo em seu nome – e assim nasceu o Estúdio AMATAM. “Ver e experienciar estas realidades tornou-nos mais críticos, mais observadores, mais sensíveis. Teve um impacto tremendo em nós e voltámos pessoas muito diferentes. Precisávamos mesmo dessa mudança de mindset”, conta Manuela Tamborino.

- PUBLICIDADE -

O Estúdio AMATAM abrange projetos a todas as escalas e destaca-se pelo apelo à identidade própria dos seus clientes. Por Almada, e por enquanto, o atelier conta maioritariamente com projetos para residências. São obras como o Centro Cultural Islâmico de Odivelas e os vários espaços projetados para a cadeia de ginásios Kalorias que mostram a vertente mais criativa do estúdio.

“Queremos que cada projeto tenha a sua paleta de materiais própria. Cada conjunto de soluções corresponde apenas a um projeto. Não repetimos a mesma receita. Faz parte do nosso processo e da nossa forma de trabalhar. Dá uma identidade não só a cada projeto, mas também ao nosso estúdio”, explica.

Manuela e João ainda passaram muito tempo na sala 5 do Quarteirão das Artes antes de se mudarem para uma sala maior no Núcleo Empresarial de Almada Velha. As rendas acessíveis, as oportunidades de networking e o próprio dinamismo dos espaços fazem das incubadoras de empresas de Almada a melhor opção para quem quer arrancar com um projeto. “Quem vem já tem a perceção de que são espaços muito bem estruturados. Há exposições, organizam-se eventos. Dão a conhecer o espaço, as empresas que lá estão e os projetos que por lá nascem”, destaca a arquiteta.

Manuela Tamborino frisa ainda a importância de trabalhar num espaço em que se cria uma comunidade de profissionais, criativos e, acima de tudo, de pessoas – no fundo, uma rede de apoio. “As pessoas encontram-se pelos corredores, vão-se conhecendo, trabalham de porta aberta, conversam um bocadinho e acabam por ir partilhando o seu dia a dia e os seus projetos”, conta.

 

MAD Studio

mauro-arquiteto

Foi a necessidade de uma marca polivalente que, aliada ao desejo de trabalhar por conta própria, levou Mauro Ferreira a criar MAD studio. Neste projeto, que se adapta aos clientes, as valências vão da planificação de remodelações arquitetónicas, à criação de modelos 3D para outras empresas de arquitetura, permitindo uma melhor visualização dos espaços.

- PUBLICIDADE -
fct-cientista

De acordo com Mauro, esta faceta polivalente da marca “surge como uma mais valia não só para projetos próprios mas também para outros ateliers de arquitetura e clientes pessoais, tornando as ideias mais palpáveis”. Com o apoio da MAD studio, os clientes planeiam e realizam projetos arquitetónicos exteriores, em edifícios ou jardins, e alterações no interior de habitações ou espaços comerciais, como farmácias.

É em 2020, ano de fundação da MAD studio, que o arquiteto regressa à Charneca de Caparica. Na altura, a margem sul era um sítio onde não pensava voltar: “tinha vindo para cá em 1999, com quinze anos, para estudar, e na altura pensava que Lisboa é que era o sítio certo para estar. Quando volto para cá é que começo a aperceber-me da qualidade de vida que uma pessoa tem na Charneca de Caparica, e a ver como Almada mudou para melhor nestes últimos 30 anos”, conta.

Em março de 2023, a empresa muda-se para o Quarteirão das Artes: “É fantástico trabalhar aqui”, relata o arquiteto; “para além das condições, que são excelentes, grande parte das pessoas é de áreas complementares, fala-se a mesma linguagem e o ambiente é ótimo. A experiência tem sido fantástica”. Entre risos, avisa: “no que depender de mim, esta sala tão depressa não vaga!”

Como vantagens de laborar por conta própria, Mauro destaca ser “muito gratificante vestir a própria camisola”, sendo que todo o esforço contribui para o crescimento do projeto. A maior dificuldade prende-se com o muito que há por fazer, em dias “que só duram 24 horas, o que às vezes não chega”.

Estando de momento a acompanhar diversas remodelações, uma delas no Feijó, Mauro pensa expandir a MAD, trazendo um novo membro para a equipa. Até ao fim do ano, o arquiteto espera que sejam já dois os residentes da sala 8 do Quarteirão das Artes.

 

Conteúdo Comercial:

 

- PUBLICIDADE -
fct-cientista

NovAlmadaVelha – Agência de Desenvolvimento Local

Novalmadavelha

 

Incubadoras:

Quarteirão das Artes

quarteirao-artes

 

Núcleo Empresarial de Almada Velha

Nucleo-empresarial

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
festa-vilas-charneca

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Festival gastronómico destaca agricultura e pesca locais na Costa da Caparica

O Festival Terras da Costa e do Mar volta a trazer à Costa da...

Música, exposições e um curso de teatro acompanham o Festival de Almada

Além dos nove palcos que darão vida ao festival organizado pela Companhia de Teatro...

“Trafaria com Prova”: vinho e visitas históricas para descobrir este fim de semana

A Trafaria convida à descoberta dos vinhos nacionais, da gastronomia local e da história...

11 das 18 vagas para médico de família ficaram por preencher em Almada e Seixal

Na Unidade de Saúde Local Almada-Seixal, 46% das vagas ficaram por preencher, incluindo as...