anuncio-farmacia-sobreda
21.2 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Almada admite usar outro tipo de pavimento nos acessos às praias a sul da Costa de Caparica

Câmara de Almada tinha previsto pavimentar os acessos desde a praia do Rei à praia da Bela Vista com o mesmo produto betuminoso utilizado na Fonte da Telha, mas mostra-se agora disponível para “estudar outras hipóteses”.

 

A pavimentação dos acessos às praias da parte sul da Costa de Caparica (entre a praia do Rei e a Bela Vista), já não vai avançar durante esta época balnear. O anúncio foi feito pelo vereador responsável pela rede viária na Câmara Municipal de Almada (CMA), Miguel Salvado (PSD), durante a reunião de Câmara realizada esta segunda-feira, em que que admitiu estar disponível para “estudar outras hipóteses” no que diz respeito ao tipo de pavimento a utilizar na intervenção.

A alteração surge após a controvérsia motivada pelo produto betuminoso utilizado pela CMA na pavimentação dos acessos à praia da Fonte da Telha, que motivou críticas de especialistas e levou à apresentação de queixas por parte de associações ambientalistas. A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT) chegou mesmo a admitir mesmo a hipótese de obrigar a Câmara de Almada a repor a situação original.

O mesmo tipo de produto estava previsto ser aplicado nos acessos às praias a sul da Costa de Caparica, mas afinal a obra não vai avançar já, adiantou Miguel Salvado, respondendo a uma questão colocada pela vereadora do Bloco de Esquerda, Joana Mortágua.

- PUBLICIDADE -
venham-mais-cinco

De acordo com o vereador, a situação destes acessos “é diferente da Fonte da Telha”, uma vez que aquele território é do Instituto de Conservação da Natureza (ICNF). Por isso, para que a intervenção possa avançar tem que haver “um entendimento entre ambas as partes: ICNF e Câmara Municipal”.

Segundo Miguel Salvado, o Instituto “decidiu tentar estudar outras hipóteses e nós estamos disponíveis para isso”. Por isso, a obra que estava prevista ainda não foi iniciada: “estamos neste momento num debate com o ICNF para acertar qual o tipo de pavimento”, afirmou o responsável.

 

Número de carros na Fonte da Telha poderá ser controlado

Sobre a intervenção no acesso à praia da Fonte da Telha, Miguel Salvado frisou que a “obra tem sido fiscalizada presencialmente”, tendo recentemente recebido visitas tanto da CCDR como da Agência Portuguesa do Ambiente (APA). “Todas as informações que vierem dessas entidades serão bem recebidas e analisadas. Há um acompanhamento quase diário dessa situação”, afirmou o vereador.

Argumentando que a obra está a ser “acarinhada pela população”, Salvado admitiu, contudo, dificuldades no controlo da carga automóvel presente na zona. Nesse sentido, o responsável adiantou que a autarquia tem “intenção de controlar a carga automóvel e o número de carros na Fonte da Telha”, admitindo vir a “fazer um controlo no número de carros que pode utilizar toda aquela zona”.

 

Foto: Estrada da Fonte da Telha durante a intervenção.

- PUBLICIDADE -
fct-cientista

 

Pavimentação de estrada em zona dunar da Fonte da Telha levanta preocupação

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
tml-navegante

Últimas

PUBLICIDADE

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Concessionários da Costa da Caparica estão há dois anos sem contratos: “É a completa instabilidade”

“Se formos a concurso público com regras completamente abertas, vamos ser todos corridos”, diz...

Hélder Sousa Silva: “O PSD não deve servir de muleta a quem está na governação em Almada”

Ex-presidente da Câmara de Mafra e atualmente eurodeputado, o candidato do PSD à Câmara...

Marina Marques é a candidata do PAN à Câmara Municipal de Almada

Nuno Chanoca é o candidato do partido à União de Freguesias de Laranjeiro e...

Obra de David Lynch celebrada em ciclo de cinema em Almada

Almada associa-se às celebrações da obra de David Lynch, um dos realizadores mais relevantes...