10.6 C
Almada

Despiste de Parkinson com recurso a AI vence programa de empreendedorismo da NOVA FCT

Edição deste ano do concurso estudantil da NOVA FCT distinguiu ainda um projeto de desenvolvimento de embalagens com recurso a cogumelos e uma iniciativa de produção caseira de bactérias vivas.

 

O projeto “Steadylife”, uma aplicação de inteligência artificial (AI) para o diagnóstico precoce da doença de Parkinson, foi o vencedor da 13.ª edição do Programa de Empreendedorismo da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCT).

A competição, destinada à participação do corpo estudantil, contou este ano com mais de 800 alunos, que apresentaram 12 projetos a um painel de jurados de empresas do setor tecnológico e empresarial.

Com uma taxa de eficácia de 90%, o protótipo de despiste da doença de Parkinson permite identificar sinais da doença através de um telemóvel com acesso à internet, sem necessidade de equipamentos adicionais. A equipa vencedora arrecadou um prémio de 1000 euros, a que se somam 500 euros do “Build The Future Award” da NTT DATA.

- PUBLICIDADE -
referencia

Entre as soluções inovadoras distinguidas, o segundo lugar foi atribuído ao “MushItPack”, uma alternativa sustentável às embalagens tradicionais, utilizando micélio de cogumelo como matéria-prima. O projeto recebeu 500 euros e ainda outros 500 do “InnoRetail Award” da Jerónimo Martins.

A fechar o pódio ficou o “MicroGoodies”, uma ideia que aposta na produção caseira de bactérias vivas para equilibrar a microbiota intestinal e promover a saúde mental. A equipa conquistou um prémio de 250 euros.

A edição deste ano estreou ainda o Prémio IMPACTO, no valor de 750 euros, que distinguiu “Kaabricks”, um projeto de desenvolvimento de materiais de construção sustentáveis a partir de resíduos têxteis e minerais.

Ao longo do último mês, o Programa de Empreendedorismo com várias palestras, aulas práticas e sessões de mentoria promovidas pela universidade, na qual participaram vários empresários líderes do setor da inovação em Portugal.

A iniciativa insere-se no Perfil Curricular da NOVA FCT, iniciativa criada em 2012 e pensada para promover o empreendorismo e a inovação, bem como a aplicação prática de conhecimentos esoft skills num contexto de integração futura no mercado de trabalho.

 

Almada instala novos pontos de Biblioteca no concelho

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE
referencia

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Almada celebra 50 anos do Poder Local Democrático na Oficina da Cultura

Memória, homenagem e diálogo entre gerações marcam as comemorações promovidas pela Associação Amigos da...

Almada AC vence dérbi almadense na Cova da Piedade

Num domingo repleto de embates para os quatro clubes almadenses na I Divisão da...

Shakespeare, Tom Murphy e David Mamet marcam 2026 no Teatro de Almada

Mais de 50 espetáculos compõem a programação do Teatro Municipal Joaquim Benite num ano...

Margem Sul reforçada com mais ambulâncias já este fim de semana

Primeiro veículo está a operar desde a manhã desta sexta-feira a partir da Trafaria.   A...