IPMA emitiu um Aviso Laranja para a tarde desta quarta-feira, em que as ondas podem atingir os 11 metros de altura.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu alertas para o distrito de Setúbal, prevendo condições meteorológicas adversas para os dias 9 e 10 de outubro, que afetam especialmente a Costa da Caparica.
Para a manhã de 9 de outubro (quarta-feira), o IPMA emitiu um Aviso Amarelo para agitação marítima, com ondas de oeste que poderão atingir entre 4 a 5 metros de altura, válido até às 15h. A situação deverá agravar-se da parte da tarde, a partir das 15h, tendo a entidade emitido um Aviso Laranja, prevendo ondas de noroeste com alturas significativas de 5 a 6 metros, podendo atingir até 11 metros.
Em resposta a essas condições, o Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) de Almada informa que “o acesso aos pontões da Costa da Caparica (praias urbanas) será proibido, no dia 9 de outubro, entre as 15h e a meia-noite”.
Além disso, o mesmo dia terá um Aviso Amarelo para vento, com rajadas de até 75 km/h, entre as 6h26 e as 15h.
Já a quinta-feira, dia 10 de outubro, também conta com um Aviso Amarelo de agitação marítima, com ondas de noroeste entre 4 a 5 metros, válido entre a meia-noite e as 6h.
A Proteção Civil aconselha, por isso, a população a evitar passeios nas praias e áreas expostas à agitação marítima, não praticar a atividade de pesca lúdica e garantir que as embarcações estão devidamente amarradas e sob vigilância. As autoridades pedem ainda à população para seguirem rigorosamente as recomendações e orientações da Proteção Civil e das forças de segurança.
Transtejo suspende transporte de veículos entre Porto Brandão e Belém por tempo indeterminado