anuncio-farmacia-sobreda
24.5 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Colóquio de homenagem a Jorge Sampaio na Charneca de Caparica

Evento conta com a participação da pedagoga Maria Emília Brederode Santos, do músico Manuel Freire e moderação de Eduardo M. Barroso.

 

Esta quinta-feira, dia 10 de outubro, a Charneca de Caparica vai receber um colóquio de homenagem ao ex-presidente da república Jorge Sampaio, falecido em 2021. Intitulada “Jorge Sampaio, Dirigente Estudantil. A Cidadania em Ditadura”, a sessão marca o primeiro de três colóquios que celebram a vida e o legado de Sampaio, tendo lugar marcado para as 18h15 no Auditório António Rodrigues Anastácio, localizado no edifício-sede da Junta de Freguesia de Charneca de Caparica e Sobreda.

O evento conta com a participação da pedagoga Maria Emília Brederode Santos, que participou na crise académica de 1962, do músico Manuel Freire, e tem moderação de Eduardo M. Barroso, presidente do CEDA – Centro de Estudos Documentais do Alentejo, que organiza o colóquio, em colaboração com a Junta de Freguesia de Charneca de Caparica e Sobreda, a Associação Amigos da Cidade de Almada e a Almada Mundo.

O colóquio faz parte do ciclo de debates intitulado “A Importância da Memória na Defesa da Democracia”, que visa refletir sobre o impacto do ex-presidente na história política de Portugal e a relevância da memória coletiva na construção de uma sociedade democrática.

- PUBLICIDADE -

A participação do público é encorajada, destacando a importância da troca de ideias e experiências na preservação da memória histórica. Jorge Sampaio, que exerceu a presidência de 1996 a 2006, é lembrado pelo seu compromisso com a justiça social, os direitos humanos e a democracia. O evento promete ser, por isso, uma importante oportunidade para recordar e discutir o legado do antigo dirigente socialista.

Confira o cartaz do evento:

 

Charneca-sampaio

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
festa-vilas-charneca

Últimas

PUBLICIDADE
festa-vilas-charneca

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

“Ainda Estou Aqui” e outros sucessos do cinema brasileiro numa mostra em Almada

A edição de 2025 exibe cinco filmes recentes de produção brasileira, incluindo o fenómeno...

11 das 18 vagas para médico de família ficaram por preencher em Almada e Seixal

Na Unidade de Saúde Local Almada-Seixal, 46% das vagas ficaram por preencher, incluindo as...

Rendas em Almada: mediana mantém-se nos 12 euros por metro quadrado

Município registou nos primeiros meses de 2025 um valor mediano de 11,98 euros por...

Almada assina protocolo para instalar Loja de Cidadão na Romeira

O protocolo foi assinado entre a Câmara Municipal de Almada e entidades estatais e...