Novo grupo de coordenação local pretende elaborar “um programa centrado na resolução de problemas do quotidiano dos almadenses”.
O núcleo territorial de Almada do partido Iniciativa Liberal reelegeu Marta Pereira como coordenadora. A eleição decorreu no sábado, dia 5 de outubro, num plenário eletivo que decorreu na Casa das Associações, na Charneca de Caparica.
O novo grupo de coordenação local, que integra Carlos Alves como vice-coordenador e Francisco Simões como secretário, obteve a confiança da maioria dos membros, ao ser eleito com 97% dos votos. No final, o grupo deixou a garantia de que “a IL Almada continuará a lutar pelo direito dos almadense em serem bem representados em todos os níveis e domínios da política local e nacional”, indicou a formação em comunicado de imprensa.
Concluída a eleição, o grupo coordenador pretende agora iniciar o processo de elaboração de um “programa liberal para Almada”, referiu o núcleo local, numa resposta enviada ao ALMADENSE. “Será um programa centrado na resolução de problemas do quotidiano dos almadenses, como o estado a que as escolas chegaram, o estado da saúde, a insuficiência de creches, os problemas na mobilidade, a estagnação do mercado de habitação que contribui para o aumento das rendas e do valor de venda das casas ou, entre outras medidas, os focos de insegurança que temos no concelho e dos quais a Câmara, apesar de não ter competências nesta matéria, não pode estar alheia”, destacam.
Sublinhando que “os almadenses merecem uma alternativa ao executivo PS-PSD”, o grupo coordenador avança que o seu programa “não irá negligenciar a transferência de competências do Estado Central para o Município”, sendo ao mesmo tempo “um programa que permita a Almada deixar de ser um dormitório, mas sim um local atrativo para também as empresas se estabelecerem”.
Na mesma ocasião, Marta Pereira, Valter Ferreira, Rodrigo Silva Gonçalves e Nuno Nóbrega Batista apresentaram as contas e fizeram o balanço do mandato da coordenação cessante, destacando o “saldo positivo nas contas”, o “crescimento no número de membros, “o aumento da presença nos órgãos de comunicação social e “a consolidação da presença junto das forças vivas da cidade”.
Enfermeira e autora do livro “Uma nova lei de bases para a saúde”, Marta Pereira sucedeu 2022 a Diogo Prates na liderança do partido em Almada.
O núcleo concelhio da Iniciativa Liberal foi criado em 2020 e concorreu pela primeira vez a umas eleições autárquicas em 2021. Na altura, não conseguiu eleger qualquer vereador ou deputado municipal em Almada.