anuncio-farmacia-sobreda
22.8 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Música, cinema e oficinas: 9 sugestões culturais para viver o verão em Almada

Com o calor a apertar, muitos almadenses preparam-se para partir de férias e outros estão a regressar. Enquanto isso, a cidade não para: esta semana, sugerimos um concerto de jazz no Cine Incrível, um pézinho de dança nas festas populares do Monte de Caparica, com Mickael Carreira, ou uma sessão de cinema brasileiro no Auditório Municipal.

 

1. Ouvir Mickael Carreira no Monte de Caparica

Este fim de semana há festas populares no Monte de Caparica. Mickael Carreira anima o público no sábado, dia 27, trazendo ao espaço contíguo ao Mercado Municipal êxitos recentes, como “Pelos Cantos do Mundo” ou “Caladinho”, sem esquecer os clássicos “Porque Ainda te Amo”, “Fácil” ou “Como uma Tatuagem”. Já os dias 26 e 28 de julho são de arraial, com Nemanus e Bora ao Baile. Como habitual, as festas contam ainda com jogos e diversão para os mais novos, atuações de grupos locais e vários petiscos, da tradicional bifana às farturas e algodão doce. A entrada é gratuita.

 

- PUBLICIDADE -
fct-cientista

2. Ver cinema brasileiro no Auditório Municipal

cinema-brasileiro

A 26 e 27 de julho, às 21h, há cinema gratuito no Auditório Fernando Lopes-Graça, integrado na Mostra de Cinema Brasileiro de Almada. A 26, sexta-feira, “O Meu Nome é Gal” de Lô Politi traça o percurso da estrela baiana Gal Costa, desde a timidez da infância aos encontros com Gilberto Gil e Caetano Veloso. No último dia da mostra, “Retratos Fantasmas” de Kleber Mendonça Filho versa sobre as grandes salas de cinema – agora abandonadas – do Recife, revelando o espírito que habita a cidade.

A entrada é gratuita, mas requer o levantamento obrigatório dos bilhetes, que pode ser feito durante o horário habitual da bilheteira do auditório ou uma hora antes de todas as sessões de cinema.

 

3. Visitar o Almada Green Market

green-market-novo

- PUBLICIDADE -
fct-cientista

Nos dias 27 e 28 de julho, das 10h às 18h, o Almada Green Market volta ao Parque da Paz com projetos, empresas e marcas regionais que lutam por um futuro melhor.

Desta vez o tema é “Pequenos Passos pelo Clima” e, por isso, ao lado dos legumes, fruta fresca, cosmética sustentável e artesanato, a alameda do parque recebe ainda oficinas como “Eco-dicas dos participantes no mercado”, às 15h de sábado. Aí, cada almadense vai aprender práticas para uma vida mais sustentável e discuti-las em grupo.

 

4. Criar peças de barro em família

Para celebrar o dia dos avós, a 27 de julho, o Solar dos Zagallos recebe uma edição especial da oficina “Olaria para Todos”. A partir das 10h, avós e netos vão aprender técnicas e experimentar a sensão única de trabalhar o barro, desenvolvendo capacidades motoras e criando memórias em família. A iniciativa é gratuita, com inscrição através do email solar@cm-almada.pt.

 

5. Viajar pela história do Convento dos Capuchos

convento-capuchos

- PUBLICIDADE -

No sábado, 27 de julho, às 10h, participe numa visita guiada ao Convento dos Capuchos orientada pelo historiador e investigador Rui Mesquita Mendes. Juntos, os participantes vão poder descobrir mais sobre o emblemático edifício do séxulo XVI, que reflete os princípios religiosos dos frades franciscanos para quem foi construído. A visita é gratuita, com inscrição através do e-mail capuchos@cm-almada.pt.

 

6. Jogar xadrez no Almada Forum

A 27 de julho, a partir das 14h, a Fnac do Almada Forum recebe todos os aficcionados do xadrez com um torneio para jogadores federados e espaço para jogo livre. Ao longo de toda a tarde, pode assistir ou participar nos vários jogos de semi-rápidas ou jogar amigavelmente, enquanto aproveita para tomar uma bebida refrescante no bar da loja.

A participação no torneio tem o valor de 8 euros, e pode ser assegurada através do e-mail axportugal@gmail.com. Já os jogos amigáveis não carecem de inscrição.

 

7. Ver um concerto ao pôr do sol na Casa da Cerca

A 27 de julho, sábado, o Mário Costa Quartet transporta o free jazz para a margem sul do Tejo com um concerto ao ar livre às 21h30, na Casa da Cerca. Membro do grupo europeu Emile Parisien, Mário Costa construiu um notável percurso musical ao longo dos anos enquanto baterista de artistas como António Zambujo, Miguel Araújo e Ana Moura. No início de 2024, recebeu o título de “Músico de Jazz do Ano”, atribuído por um júri de 13 personalidades ligadas ao jazz. A abrir o fim de tarde, há ainda playlist da cantora Aline Frazão para entrar no espírito da festa. A entrada é gratuita. Consulte aqui o programa completo do “Há Música na Casa da Cerca”, com concertos até outubro.

 

8. Caminhar e relaxar na Arriba Fóssil

praias-costa

No domingo, 28 de julho, entre as 9h30 e as 12h, aproveite para se conectar com a natureza num passeio com vista mar, e termine a manhã em paz com yoga e meditação. “Entre o céu e a terra, o mar e a mata”, esta é uma oportunidade de despertar a “natureza interna mais profunda e original” de cada um, indica a organizadora Ana Cristina Gouveia. A inscrição gratuita pode ser realizada através do contacto 961 480 405.

 

9. Aprender a dançar salsa e kizomba na Academia Almadense

A partir de 29 de julho e até 2 de agosto, as noites na Academia Almadense são de samba e kizomba, num curso intensivo promovido pelo professor João Gomes. A partir das 21h, deixe-se contagiar pelos ritmos cubanos dos anos 60, intensos e febris, ou aprenda a mexer o corpo com a dança a pares angolana. O curso tem o valor de 40 euros (1 hora por dia) ou 60 euros (2 horas por dia). Pode assegurar a sua inscrição através do contacto 969 484 497.

 

Quer receber as sugestões culturais do ALMADENSE todas as semanas no seu e-mail? Subscreva a newsletter aqui.

 

https://almadense.sapo.pt/cidade/dois-esqueletos-paredes-islamicas-e-construcoes-sobrepostas-no-castelo-de-almada/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
festa-vilas-charneca

Últimas

PUBLICIDADE
subscreva-newsletter

Mais Notícias

PUBLICIDADE
tudo-festa-2025

Artigos Relacionados

Filipe Sambado e Scúru Fitchádu animam festival “Música na Margem” em Almada

Projeto que pretende dar visibilidade aos novos talentos venceu a quarta edição do Orçamento...

Novas criações de Forsythe, Ostermeier e Pommerat: o programa completo do Festival de Almada

Programa do festival, que decorre de 4 a 18 de julho, contempla 20 criações...

Costa da Caparica recebe Festival “Suncébeat New Horizons”

Evento promete dias cheios de música, com atuações junto à praia, num convite à...

Antigas piscinas de São Paulo, em Almada, recebem exposição de Kiluanji Kia Henda

Exposição do artista angolano reflete sobre a memória histórica do passado colonial em Angola....