anuncio-farmacia-sobreda
32.7 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

6 sugestões culturais gratuitas para aproveitar o fim de semana em Almada

Uma visita temática à Casa da Cerca, literatura, dança e oficina de fantoches para toda a família são algumas das sugestões culturais que decorrem entre 13 e 15 de outubro.

 

1. Participar numa visita temática à Casa da Cerca

A Casa da Cerca organiza no sábado, dia 14 de outubro, uma visita à antiga casa senhorial com o tema “curiosidades sobre a história e o património”. Das 15h às 16h, Sílvia Moreira – investigadora e mediadora cultural – explica aos visitantes várias curiosidades sobre a Casa da Cerca, entre as quais a reconstrução após o terramoto de 1755, à luz do que se estava a fazer na reconstrução de Lisboa. Quem deseja conhecer o jardim botânico pode aproveitar a visita orientada, também gratuita, que começa às 16h. O lugar na visita à antiga quinta de recreio deve ser reservado através do e-mail marcar.cac@cm-almada.pt

 

- PUBLICIDADE -

2. Conversar com o vocalista dos Moonspell, Fernando Ribeiro

No âmbito do ciclo “Conversas com Escritores”, Almada recebe Fernando Ribeiro, poeta, romancista e vocalista dos Moonspell. O artista polivalente apresenta agora o seu novo romance, Café Kanimambo, um thriller passado no verão em Albufeira. A sessão acontece na biblioteca central, às 15h30 de sábado, com moderação de Maria João Costa; mais tarde, os Moonspell darão um concerto acústico no Cine Incrível – Alma Danada.

 

3. Participar no festival “Faz Acontecer”, na Casa Amarela

No âmbito do projeto “Faz Acontecer”, o jovem bailarino e empreendedor Miguel Graça promove dois dias de workshops, concertos de hip-hop e demonstrações de danças africanas. A iniciativa visa inspirar e incentivar as pessoas a «fazerem acontecer» e a batalharem pelos seus sonhos e objetivos, nomeadamente na área da cultura, sendo o seu estandarte a divulgação do que de inovador se faz em Almada. O programa conta com atuações dos Porbatuka (13 de outubro), Na Zona (14 de outubro) e de vários djs e músicos do concelho.

 

4. Ver uma exposição sobre máscaras no Teatro Extremo

- PUBLICIDADE -
fct-cientista

“Falamos de máscaras. Do rosto que se coloca sobre o rosto para sermos nós próprios. Os romanos chamavam persona às máscaras do teatro. Per sonare. Projetar a voz”: é assim que o Teatro Extremo apresenta a exposição “Persona”, que explora a tensão entra a pessoa que somos e a personagem que exibimos. A exposição, que se compõe de imagens e pequenos textos, foi pensada num primeiro momento entre 2011 e 2015, sendo repensada com a imposição do uso de máscara aquando da pandemia. Patente no Teatro-Estúdio António Assunção, em Almada Velha, a exposição tem inauguração marcada para sexta-feira, 13 de outubro, às 18h, e pode ser visitada livremente até 16 de dezembro.

 

5. Levar os mais pequenos a uma oficina de fantoches

“Como seriam as profissões no século XVI?”: é a resposta a esta pergunta que os mais novos vão poder descobrir na oficina de fantoches que decorre também no sábado, dia 14 de outubro pelas 15h, no Museu de Almada – Covas de Pão. A partir de varetas de bambu, lã, tecidos e modelação em esponja, cada criança poderá criar o seu original fantoche; no final, as personagens modeladas ganham vida e cor com através de vários adereços. A atividade para toda a família contará com mediação de Francisca Silva, da associação cultural “O Mundo do Espectáculo”. A inscrição é obrigatória, através do e-mail museus.comunica@cm-almada.pt .

 

6. Assistir a um concerto de outono no Solar dos Zagallos

Sofia Cascalho vem ao Solar dos Zagallos apresentar a leitura de excertos da “Arte de Tocar Cravo” e dos prefácios aos livros de peças de François Couperin, intercalada pela interpretação de peças pertencentes a estas obras. Intitulado “As lições de Couperin”, o concerto conta com música (cravo) e leitura, com esta última assegurada por Diogo Dória. A performance da música e do ator e realizador acontece pelas 21h, com entrada livre sujeita à lotação da sala.

 

- PUBLICIDADE -
fct-cientista

https://almadense.sapo.pt/almalab/albadawi-tent-o-restaurante-que-traz-o-medio-oriente-ate-almada/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
tudo-festa-2025

Últimas

PUBLICIDADE
Mestrados-half

Mais Notícias

PUBLICIDADE
fct-cientista

Artigos Relacionados

Ginecologia do Hospital Garcia de Orta estreia-se na cirurgia robótica

De acordo com a ULSAS, a cirurgia robótica oferece benefícios como recuperação mais rápida...

Candidato do PSD à Câmara de Almada, Hélder Sousa Silva quer “recuperar o tempo perdido”

Candidato social-democrata afirmou que o projeto para Almada "é para oito anos". Evento de...

Ginastas do Clube Recreativo do Feijó campeãs nacionais em iniciadas

Atletas almadenses alcançaram resultados expressivos no campeonato nacional que decorreu este fim de semana.   As...

Só em setembro as urgências de obstetrícia funcionarão em pleno no Hospital Garcia de Orta

O anúncio foi feito pelo ministra da Saúde esta quarta-feira. Até lá, os três...