anuncio-farmacia-sobreda
20.3 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Companhia de Teatro de Almada estreia “Schweik na segunda guerra mundial”

Espetáculo criado por Bertolt Brecht em plena segunda guerra mundial está em cena de 20 de outubro a 19 de novembro no Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada.

 

Foi durante o exílio nos Estados Unidos que o dramaturgo alemão Bertolt Brecht escreveu a peça “Schweik na segunda guerra mundial”, que a Companhia de Teatro de Almada (CTA) apresenta de 20 de outubro a 19 de novembro. O espetáculo tem encenação de Nuno Carinhas e direção musical de Jeff Cohen.

O dramaturgo inspirou-se na obra-prima satírica “O bom soldado Schweik”, do romancista checo Jaroslav Hasek. No romance de Hasek, publicado entre 1921 e 1923, Schweik caracteriza-se “tanto pela sua ingenuidade como pelo seu optimismo, humor e zombaria. Brecht interessou-se desde cedo por esta figura altamente subversiva”, pode ler-se na página da CTA. De 1932 a 1937, Brecht e Piscator conceberam vários projectos cinematográficos para Schweik, os quais nunca foram concretizados, acabando o autor por escrever a peça sozinho. Esta foi representada pela primeira vez em Janeiro de 1957, na Polónia.

As pessoas não têm sentido de organização! Por exemplo: agora há um plano de racionamento para tudo, até para um raminho de salsa. E isto é que é organização! Pelo que eu tenho ouvido dizer, com o Hitler há uma destas organizações como nunca houve”: assim se pode ler no mordaz texto de Bertolt Brecht, base para a nova criação da CTA.

- PUBLICIDADE -
venham-mais-cinco

A peça tem encenação de Nuno Carinhas – encenador, pintor e cenógrafo que dirigiu o Teatro Nacional São João durante nove anos – e música de Jeff Cohen, pianista e compositor que acompanha algumas das mais prestigiadas vozes da atualidade. No elenco, “Schweik” conta com Teresa Gafeira, Ivo Alexandre e Diogo Bach, entre outros intérpretes, que serão acompanhados em palco por piano, clarinete, percussão, acordeão e trombone.

“Schweik na segunda guerra mundial” estará em cena na sala principal do Teatro Municipal Joaquim Benite entre 20 de outubro e 19 de novembro, às 21h de quinta a sábado e às quartas-feiras e domingos às 16h. O preço varia entre 6,5 euros e 13 euros, com entrada livre para os membros do clube de amigos. Os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira do teatro de Almada e também online. Para além do espetáculo, o público pode contar ainda com conversas às 18h de cada sábado, no foyer do Teatro.

 

https://almadense.sapo.pt/cultura/festival-de-almada-40-anos-a-celebrar-o-teatro/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
tudo-festa-2025

Últimas

PUBLICIDADE
Mestrados-MREC

Mais Notícias

PUBLICIDADE
tudo-festa-2025

Artigos Relacionados

Instituto Piaget e Almada: “Era um deserto quando chegámos, hoje é uma localização privilegiada”

Em entrevista ao ALMADENSE, a presidente do Piaget de Almada reflete sobre a história...

Só em setembro as urgências de obstetrícia funcionarão em pleno no Hospital Garcia de Orta

O anúncio foi feito pelo ministra da Saúde esta quarta-feira. Até lá, os três...

“Ainda Estou Aqui” e outros sucessos do cinema brasileiro numa mostra em Almada

A edição de 2025 exibe cinco filmes recentes de produção brasileira, incluindo o fenómeno...

Programa Habit’Almada disponibiliza 12 apartamentos no Laranjeiro

O edifício na Rua Febo Moniz, no Laranjeiro, estava devoluto desde 2013. Agora requalificado,...