15.9 C
Almada

Ginecologia do Hospital Garcia de Orta estreia-se na cirurgia robótica

De acordo com a ULSAS, a cirurgia robótica oferece benefícios como recuperação mais rápida e menos dor após a operação. Reduz ainda o tempo de internamento e o risco de complicações ou infeções hospitalares.

 

O Serviço de Ginecologia e Obstetrícia da Unidade Local de Saúde de Almada-Seixal (ULSAS) realizou, recentemente, as suas primeiras cirurgias com recurso a tecnologia robótica. As intervenções, realizadas no Hospital Garcia de Orta, consistiram em duas histerectomias com anexectomia, uma motivada por risco oncológico e outra relacionada com uma patologia benigna do endométrio, marcando o início desta nova valência na especialidade. Estão ainda previstas mais quatro cirurgias até ao final do mês de julho.

Segundo comunicado emitido pela unidade de saúde, os resultados iniciais são promissores. “Correu muito bem, as senhoras tiveram alta no dia seguinte. A capacidade visual do robot é impressionante e o acesso aos espaços anatómicos também é superior, o que resulta numa maior precisão do movimento”, afirmou Berta Lopez, ginecologista da ULSAS, que participou nos dois procedimentos juntamente com as especialistas Inês Neves Gomes e Vera Sousa, além das equipas de anestesiologia e enfermagem.

“O facto das enfermeiras instrumentistas do bloco já estarem treinadas também contribuiu para o sucesso das cirurgias”, acrescentou a profissional.

As intervenções contaram com a colaboração de Henrique Nabais, especialista da Fundação Champalimaud, que contribuiu para garantir “os mais elevados padrões de exigência e qualidade”, sublinhou a ULSAS.

- PUBLICIDADE -
matrizauto

De acordo com a unidade de saúde, a cirurgia robótica traz benefícios para as utentes, garantindo nomeadamente uma recuperação mais rápida, menor dor no pós-operatório, internamentos mais curtos e um risco reduzido de complicações e infeções hospitalares.

Do ponto de vista dos profissionais, esta nova etapa também representa um avanço significativo. “É o completar do percurso cirúrgico. Comecei a trabalhar com cirurgia convencional, e depois laparoscópica, onde já sou diferenciada. Este é um passo mais além”, refere Berta Lopez.

Para Pedro Correia Azevedo, presidente do Conselho de Administração da ULSAS, este marco representa um investimento no futuro dos cuidados de saúde na região: “O arranque da cirurgia robótica na área da Ginecologia representa uma inovação extraordinariamente importante para as utentes que servimos e também para os nossos profissionais, na medida em que contribui para o seu crescimento. Depois da Urologia, da Cirurgia Geral e da ORL, a ULSAS presta agora cuidados de saúde de última geração também na Ginecologia”, referiu o responsável, citado em comunicado.

O sistema robótico da Vinci Xi, instalado em outubro de 2024, resultou de um investimento de 1,9 milhões de euros, cofinanciado pela União Europeia no âmbito do programa NextGenerationEU. Após a formação das equipas, a cirurgia robótica arrancou no final de fevereiro, começando pelas especialidades de Cirurgia Geral e Urologia, seguindo-se a ORL e, agora, a Ginecologia.

Só em setembro as urgências de obstetrícia funcionarão em pleno no Hospital Garcia de Orta

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
almacoop-anuncio

Últimas

PUBLICIDADE
EXPO-FCT2026_300x600px

Mais Notícias

PUBLICIDADE
EXPO-FCT2026_300x250px

Artigos Relacionados

A Voz aos Almadenses: “Quarenta pessoas e um metro quadrado: a viagem das 8h09”

Há pessoas que passam a ponte todos os dias sem nunca verem o Tejo. O máximo que conseguem observar da paisagem é o interior da nuca de um senhor de Setúbal.

“Egas Moniz Saúde”: nova marca reúne serviços de saúde universitários

Iniciativa agrega várias unidades e serviços em Almada, Caparica e Sesimbra, com objetivo de reforçar ligação à comunidade.

Hospital Garcia de Orta registou menos 104 partos em 2025

Descida do número de nascimentos no Hospital Garcia de Orta contraria a tendência nacional, num ano em que Portugal registou o valor mais elevado de bebés nascidos na última década.

Comissão de Utentes da Saúde contesta concentração de urgências de obstetrícia em Almada

Encerramento da urgência do Barreiro é apontado como lesivo para a segurança materno-infantil.