De 16 a 18 de junho, duas dezenas de produtores de vinho e vários restaurantes locais animam o passeio ribeirinho da Trafaria.
É já no próximo fim de semana, de sexta a domingo, que a Trafaria vai acolher o Com Prova, um evento que, além dos vinhos e petiscos, traz visitas guiadas ao núcleo histórico da Trafaria, passeios de bicicleta e animação para toda a família.
O acesso ao recinto é livre, sendo que a prova de vinhos tem o valor de cinco euros. Ao comprar o copo, os visitantes poderão degustar todos os vinhos disponíveis. Esta edição oferece a oportunidade de conhecer vinte produtores de vinho, numa iniciatia que “junta o melhor da gastronomia local, a degustação de vinhos nacionais e uma paisagem privilegiada sobre o Tejo”, destaca a Câmara Municipal de Almada, que organiza o evento.
No dia 16, a prova começa às 17h, com animação de rua e DJ. Pelas 18h30, sobe ao palco a In’Spiritus, tuna feminina do Instituto Universitário Egas Moniz; às 19h15, será a vez do grupo de percussão Vaidacajabucalho.
No dia seguinte, sábado, haverá animação infantil a partir das 17h, com jogos tradicionais, pintura facial e modelagem de balões. Pelas 18h será possível participar numa visita guiada gratuita ao centro histórico da Trafaria, com ponto de partida junto à estação fluvial. Às 19h30 realiza-se, no auditório da Junta de Freguesia, uma prova de vinhos comentada – a inscrição deve fazer-se através do e-mail eventos@grandesescolhas.com. Às 20h, a animação fica a cargo da TinTuna, também do Instituto Universitário Egas Moniz.
Domingo, pelas 17h, haverá uma outra visita guiada com o mesmo ponto de partida, atuação do grupo Porbatuka (também às 17h) e, às 18h30, uma nova prova de vinhos comentada, com inscrição prévia.
Em 2023, são dez os restaurantes e três as pastelarias participantes, entre os quais O Fragateiro, Zé da Lídia ou a pastelaria O Capote. O programa completo da iniciativa pode ser consultado aqui.
https://almadense.sapo.pt/cidade/almada-forum-inaugura-exposicao-inedita-sobre-a-historia-dos-da-weasel/