“Contos da Trafaria”: novo podcast de Marta Miranda dá voz à “movida” cultural da freguesia

Projeto pretende “apresentar a Trafaria à Grande Lisboa. Queremos que o Tejo não seja uma fronteira, mas sim uma ponte”, diz ao ALMADENSE a criadora do podcast.

 

“A Trafaria tem uma movida artística e cultural muito interessante e pouco falada. Do rap ao fado, há muito para contar sobre este território tão valioso”. É com este entusiasmo que a artista Marta Miranda dá o mote para o novo podcast “Contos da Trafaria”, que pretende divulgar a história da freguesia, dando voz aos protagonistas da forte atividade “cultural, associativa e artística que se vive na Trafaria”.

A estreia acontece esta terça-feria, dia 21 de Março, com o lançamento do primeiro episódio, que terá como protagonista “João, o Professor de Música”. No total, serão 12 os episódios e outros tantos os protagonistas do podcast, que contam na primeira pessoa um pouco da história das terras da Trafaria. “12 vidas que tomam em mãos a sua região, que a refletem e transformam, através da cultura, da arte e mesmo da investigação”, destaca a apresentação do projeto. 

O objetivo passa por “apresentar a Trafaria à Grande Lisboa”, conta Marta Miranda ao ALMADENSE. “Devíamos conhecer-nos mais e, por isso, importa lembrar que a Grande Lisboa também é a margem sul. Queremos que o Tejo não seja uma fronteira, mas sim uma ponte”, sublinha a artista, também voz e direção artística do projecto musical OqueStrada.

- PUBLICIDADE -
referencia

“Contos da Trafaria” nasceu no âmbito do T-Factor, um projecto da Universidade Nova de Lisboa que tem como objetivo reverter as condições de abandono e negligência das zonas históricas nas áreas urbanas. Na Trafaria, o programa tem por base a reconversão do antigo Presídio no novo Instituto de Artes e Tecnologia.

Há 20 anos que Marta Miranda trabalha o território de Almada, inspirada pelas características únicas desta área geográfica, entre o urbano e rural. Nesta região, desenvolveu vários projetos relacionados com as histórias de moradores e de lugares com memória. 

Antes deste novo podcast, a artista tinha lançado o “Vadiagens”, um projeto móvel que levou fado ambulante pela freguesia da Trafaria. Agora, com “Contos da Trafaria”, Marta Miranda pretende questionar “de que forma podem as artes, a cultura e a tecnologia reabilitar as nossas cidades”.

 

https://almadense.sapo.pt/cultura/festival-dos-capuchos-traz-a-almada-orquestras-de-veneza-e-budapeste/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
arte-xavega

Últimas

PUBLICIDADE
piaget-HP

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Mercado Urbano de Almada regressa domingo ao Parque da Paz

Parque da Paz recebe mais uma edição do mercado, que apresenta projetos ligados à sustentabilidade, ao artesanato e à economia circular.

Fonte da Telha recebe recriação do Lanço à Antiga da Arte Xávega

Iniciativa tem início às 10h, convidando a população a descobrir "como os pescadores lançavam e recolhiam as redes".

Almada Green Market regressa à Charneca da Caparica

Eco-mercado regressa ao Parque Urbano da Charneca da Caparica nos dias 25 e 26 de julho com duas oficinas dedicadas à sustentabilidade.

Criança de um ano morre após permanecer em carrinha de creche em Almada

Apesar das manobras de reanimação, óbito foi declarado no local.