12.4 C
Almada

Almada aprova orçamento de 209 milhões de euros para 2026

Documento foi aprovado com os votos do PS e da CDU, a abstenção dos dois vereadores do PSD e dois votos contra do Chega.

 

A Câmara Municipal de Almada (CMA) aprovou esta segunda-feira, dia 26 de janeiro, o orçamento municipal para 2026, no valor global de 209 milhões de euros. O documento foi viabilizado com os votos favoráveis do PS e da CDU, que governam o município em conjnunto, a abstenção do PSD e com os votos contra do partido Chega.

O orçamento agora aprovado representa um aumento de cerca de 27 milhões de euros face a 2025. Recorde-se que o orçamento do ano anterior chegou a ser aprovado em reunião de câmara, mas acabou por ser chumbado em Assembleia Municipal.

De acordo com Ivan Gonçalves, vereador responsável pelo pelouro das Finanças, a previsão aponta para uma receita total a rondar os 209 milhões de euros, sendo que a receita corrente deverá ascender aos 163 milhões de euros e a receita de capital aos 45 milhões de euros. Do lado da despesa, estão previstos 147 milhões de euros em despesa corrente e 62 milhões de euros em despesas de capital.

O vereador sublinhou que 2026 será “o último ano em que se pode executar o PRR”, assumindo essa realidade como uma das principais preocupações do executivo municipal. Ivan Gonçalves recordou ainda que o concelho vem “de um ano em que não houve orçamento aprovado” e que, por isso, um dos objetivos centrais deste documento é “retomar a normalidade”.

- PUBLICIDADE -

No que diz respeito à estrutura da despesa, cerca de 73% do orçamento será destinado a atividades operacionais, num total de aproximadamente 150 milhões de euros, enquanto 57 milhões de euros serão aplicados em projetos de capital. A opção, segundo o responsável pelas Finanças, procura “garantir que as finanças da Câmara Municipal estejam equilibradas e saudáveis”, acrescentando que “não queremos hipotecar os mandatos futuros da CMA”, e sublinhando que a situação financeira do município é positiva.

Entre os principais projetos previstos para 2026 destacam-se o investimento superior a 7 milhões de euros na Loja do Cidadão, a construção de habitação a custos controlados na Quinta do Facho (Monte de Caparica), com um investimento próximo dos 5 milhões de euros, e a construção do Centro de Saúde da Costa da Caparica, também com um valor a rondar os 5 milhões de euros. Está ainda prevista a aplicação de mais de 3 milhões de euros nas acessibilidades à Costa da Caparica, o que inclui o troço final do IC20.

O orçamento contempla ainda a “requalificação da Frente Atlântica”, a construção do Centro de Bem-Estar Animal, com um investimento de quase 2 milhões de euros, e a criação de habitação pública na Quinta do Pombal (Monte de Caparica), num montante que ascende aos 1,5 milhões de euros. Por sua vez, a requalificação da zona envolvente do Convento dos Capuchos deverá contar com um investimento de perto de 1,5 milhões de euros em 2026, integrando um investimento global de cerca de 4 milhões de euros distribuído por vários anos. Estão ainda previstos mais de 1 milhão de euros para a requalificação de infraestruturas e cerca de 1,3 milhões de euros para a Escola Básica da Trafaria.

Segundo Ivan Gonçalves, este orçamento pretende “dar resposta não apenas à concretização de projetos iniciados”, mas também afirmar a “intenção de lançar mais projetos”, com uma forte preocupação em garantir que “o PRR possa ser executado”.

Oposição critica opções do orçamento e aponta falta de ambição

O documento motivou críticas por parte da oposição, com o Chega (que votou contra a proposta de orçamento) a considerar que o documento não responde às reais necessidades dos munícipes. Segundo o vereador Nuno Mendes, “não podemos aprovar um orçamento em que mais 53% da despesa é consumida por serviços e pelo funcionamento da própria Câmara”, afirmando que fica assim “revelado um peso excessivo desta máquina face à despesa orientada para os munícipes”.

Já o PSD optou pela abstenção, com o vereador Paulo Sabino a classificar as opções do plano como “pouco ambiciosas”. Na sua intervenção, o social-democrata considerou que PS e CDU “querem falar mais de contas certas do que contas do dia a dia”, acusando o executivo de “falta de ambição estratégica”. Sabino destacou ainda a inexistência de um pacote de novas grandes obras municipais e de “um grande plano de requalificação urbana articulado por bairro”, lamentando igualmente a falta de “novos equipamentos âncora” e de “uma forte aposta na frente ribeirinha”. Apesar das críticas, o vereador social-democrata justificou a abstenção como “um voto de confiança neste primeiro ano de mandato”.

SMAS Almada com orçamento de 39,8 milhões de euros para 2026

- PUBLICIDADE -

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-mrec

Últimas

PUBLICIDADE
EXPO-FCT2026_300x600px

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

SMAS Almada com orçamento de 39,8 milhões de euros para 2026

Documento foi aprovado na reunião de Câmara realizada esta segunda-feira, dia 26 de janeiro.   Os...

Cova da Piedade goleia e soma segunda vitória consecutiva

Equipas de Almada voltaram a entrar em campo este fim de semana, somando dois...

Almada integra programa ‘Menos Ruído’ para isolar casas afetadas pelo aeroporto

Protocolo prevê financiamento de 10 milhões de euros para obras em edifícios expostos ao ruído, protegendo direito ao descanso e qualidade de vida

Complexo dos Desportos “Cidade de Almada” acolhe Taça de Portugal de ginástica rítmica

Competição conta com a participação de quatro clubes do concelho de Almada. Evento termina...