10.7 C
Almada

Primeiro navio elétrico da nova frota da Transtejo chega a Cacilhas

O novo navio —o único da nova frota comprado com a bateria— chegou a Cacilhas, “onde fará a sua primeira ligação a terra para carregamento de energia”.

 

O primeiro navio da nova frota 100% elétrica da Transtejo acaba de chegar ao Porto de Lisboa, informou a transportadora em comunicado. 

Intitulado “Cegonha – Branca”, o novo navio —o único da nova frota comprado com a bateria— chegou às instalações da Transtejo em Cacilhas, “onde fará a sua primeira ligação a terra para carregamento de energia, sob acompanhamento de equipas técnicas especializadas”, indicou a empresa pública, responsável pelas ligações fluviais no Tejo.

O anúncio da chegada a Portugal da nova embarcação elétrica surge dias depois da polémica relacionada com a compra das baterias para a renovada frota, que motivou a demissão da administração da Transtejo.

- PUBLICIDADE -

No total, a empresa adjudicou a construção de dez navios ao estaleiro asturiano Gondán por 52,4 milhões de euros. No entanto, apenas o primeiro navio incluía a bateria, sendo que as restantes nove foram adjudicadas posteriormente por ajuste direto pelo valor adicional de 15,5 milhões de euros. A opção foi duramente criticada pelo Tribunal de Contas, que chumbou a aquisição. 

Apesar das acusações do tribunal, a Transtejo defende a opção, que acredita ser “pioneira numa mudança de paradigma única e totalmente inovadora, promotora de maior eficiência e sustentabilidade”, indicou no comunicado enviado às redações.

Durante a próxima semana, terão início as vistorias técnicas ao navio “Cegonha – Branca” “por parte da DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, fase à qual se segue o processo de legalização, em que se destaca a emissão do certificado de navegabilidade e do registo do título de propriedade”.

De seguida, começa o processo de formação das tripulações a bordo do novo navio. De acordo com a Transtejo, a aquisição da embarcação “ambientalmente sustentável” representa “uma enorme evolução tecnológica em termos de navegação e de segurança, a par de um elevado padrão de conforto”.

Além disso, a nova frota vai permitir “melhorar a experiência da viagem fluvial, alcançar ganhos em eficiência energética, reduzir os atuais custos de manutenção e eliminar a emissão de CO2 no transporte público”, refere a nota de imprensa.

 

Estação de carregamento em Cacilhas

Depois do “Cegonha — Branca”, prevê-se que os seguintes três navios, cheguem a Lisboa até ao final deste ano. Ao mesmo tempo, está em curso a construção de cinco estações de carregamento, nos terminais fluviais de Cacilhas, do Seixal, do Cais do Sodré e do Montijo, “que proporcionarão o carregamento rápido dos navios, durante as operações de tomada e largada de passageiros”. 

- PUBLICIDADE -
referencia

A entrada em funcionamento destas estruturas deverá acontecer durante o primeiro semestre deste ano. Até lá, durante a fase de formação das tripulações, será utilizado o sistema de carregamento instalado na doca localizada em Cacilhas, informou ainda a transportadora. 

 

https://almadense.sapo.pt/mobilidade/conselho-de-administracao-da-transtejo-demite-se/

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
matrizauto-mrec

Últimas

PUBLICIDADE
Exposicao_Lugares-da-Alma_300x600px

Mais Notícias

PUBLICIDADE
EXPO-FCT2026_300x250px

Artigos Relacionados

Presidenciais 2026: guia eleitoral para os almadenses

Portugueses deslocam-se às urnas este domingo para eleger o novo Presidente da República para...

Teatro contemporâneo chega a Almada com “Introdução à Minha Vida”

Espetáculo de Philip Ridley sobe ao palco do Auditório Osvaldo de Azinheira a 17...

Almada celebra 50 anos do Poder Local Democrático na Oficina da Cultura

Memória, homenagem e diálogo entre gerações marcam as comemorações promovidas pela Associação Amigos da...

Almada AC vence dérbi almadense na Cova da Piedade

Num domingo repleto de embates para os quatro clubes almadenses na I Divisão da...