Segunda-feira, Dezembro 11, 2023
DestaqueMobilidade

Carris Metropolitana lança ferramenta que permite saber localização do autocarro em tempo real

Nova valência da empresa de transporte permite visualizar a localização dos autocarros em tempo real, com o objetivo de melhorar a experiência dos passageiros.

A Carris Metropolitana acaba de lançar uma nova ferramenta que permite aos passageiros acompanhar em tempo real a localização dos autocarros. Ainda em fase de testes, a funcionalidade fornece aos utentes a possibilidade de saber o tempo de espera previsto para o autocarro seguinte, fazendo viagens mais informadas.

Esta ferramenta já se encontra disponível online, na página oficial da Carris Metropolitana. Para pesquisar, basta procurar a paragem desejada (por nome ou através de um mapa) que, quando selecionada, abre uma lista dos próximos autocarros a passar, com os respetivos minutos de espera.

No segmento “previsão”, os passageiros têm acesso ao tempo de espera para os próximos autocarros. Ao clicar no tempo de espera, abrirá um mapa onde é possível visualizar onde se encontra de momento o veículo, bem como as paragens onde este para antes de chegar à paragem escolhida.

 

carris-tempo-real

Desta forma, “os utilizadores terão a oportunidade de monitorizar com precisão e eficácia as circulações das linhas que servem a paragem selecionada, contribuindo para a otimização do sistema”, sublinha a transportadora em comunicado.

Em linha com o objetivo de transparência e partilha de dados da Carris Metropolitana, a versão beta do seguimento de percursos é disponibilizada de forma a proporcionar uma experiência de viagem mais informada e conveniente, em que o horário consultado corresponda à realidade. Nesta fase de testes, a Carris “convida os passageiros a participarem ativamente no desenvolvimento do tempo real”, confirmando a precisão dos dados. O tempo real liga-se “ao sistema do próprio veículo”, transmitido informação imediata aos passageiros.

Atualmente, circulam diariamente mais de 1600 autocarros da Carris Metropolitana nos 18 municípios da área metropolitana de Lisboa, perfazendo um total de 19800 circulações em dias úteis. Almada, Seixal e Sesimbra estão englobados na área 3, operada pela TST.

 

Moradores lançam petição contra o alargamento do IC20: “medida obsoleta num contexto de emergência climática”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *