anuncio-farmacia-sobreda
18.6 C
Almada
anuncio-farmacia-sobreda

Sandra Cunha é a candidata do Bloco de Esquerda à Câmara de Almada

Ex-deputada assume a liderança da lista anteriormente encabeçada por Joana Mortágua, que foi vereadora do Bloco de Esquerda em Almada durante dois mandatos. Em comunicado, o partido manifesta abertura para “diálogos” com outras forças políticas de esquerda.

 

Sandra Cunha é a nova candidata do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara Municipal de Almada nas próximas eleições autárquicas (que têm lugar no outono), sucedendo a Joana Mortágua, que termina assim dois mandatos como vereadora no concelho. Ex-deputada na Assembleia da República, Sandra Cunha passa a encabeçar a lista do partido, numa lógica de “renovação” dos rostos representantes do Bloco no município, indica o BE em comunicado de imprensa.

A escolha pela mudança marca o fim do percurso de Joana Mortágua no concelho. Candidata à Câmara Municipal de Almada (CMA) em 2017 e 2021, a bloquista foi por duas vezes eleita vereadora, embora nunca tenha ocupado funções executivas. Além desse cargo, a dirigente é também deputada do Bloco de Esquerda na Assembleia da República (AR), voltando a encabeçar a lista pelo círculo de Setúbal nas eleições legislativas agendadas para o próximo dia 18 de maio.

Para a Assembleia Municipal de Almada, os bloquistas avançam com o nome de Jefferson Oliveira, membro da Coordenadora Concelhia do Bloco de Esquerda de Almada. Ator e professor de 33 anos, é natural do Brasil e residente em Almada há mais de duas décadas, com um passado ligado ao associativismo cultural no município.

- PUBLICIDADE -
venham-mais-cinco
sandra-jefferson-bloco
Jefferson Oliveira e Sandra Cunha são as apostas do Bloco para as autárquicas de 2025. DR

Em comunicado divulgado esta quarta-feira, a concelhia do partido em Almada sublinha a “aposta forte” no município, “fazendo um balanço positivo” dos mandatos de Joana Mortágua na Câmara e de José António Rocha na Assembleia Municipal.

Deixando críticas à atuação do executivo liderado pelo Partido Socialista, a mesma nota refere que a estratégia do Bloco em Almada não coloca de parte possíveis entendimentos com outras forças do seu espaço político. A concelhia diz que “está a preparar uma candidatura forte, que não exclui diálogos com outras forças de esquerda, para se constituir como alternativa progressista em Almada ao executivo do PS demasiado encostado à direita e pouco atento aos problemas da população”.

Quanto a Sandra Cunha, nasceu em Paris, França, tendo residido em Almada desde os 7 anos. O seu percurso profissional está ligado à academia, sendo atualmente investigadora no Observatório do Racismo e Xenofobia da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. Militante do partido desde a fundação, integra atualmente a Coordenadora Distrital de Setúbal e da Comissão de Direitos dos bloquistas.

Em 2015, foi eleita pelo círculo eleitoral de Setúbal para o Parlamento nas eleições legislativas. Em representação do Bloco, integrou a Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, a Subcomissão para a Igualdade e Não-Discriminação e o Grupo Parlamentar Português para a População e Desenvolvimento.

Eleita para um segundo mandato na AR em 2019, renunciou ao mandato em 2021, na sequência de uma investigação do Ministério Público por alegada comunicação de morada de residência diferente da que usava. O processo foi, no entanto, arquivado, conforme indicou ao ALMADENSE fonte do partido.

A curto prazo deverão também ser conhecidos nomes indicados para as Assembleias de Freguesia do município de Almada, com o partido a remeter “para breve” o anúncio sobre os candidatos.

 

Inês de Medeiros candidata pela terceira vez à Câmara de Almada pelo PS

- PUBLICIDADE -
venham-mais-cinco

Somos uma voz local, livre e independente

O ALMADENSE não é detido por nenhuma empresa ou grupo de comunicação social. Escrevemos com total autonomia editorial, com critério e compromisso, sempre ao serviço da comunidade. Com o seu apoio, poderemos continuar a desenvolver o nosso trabalho.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

PUBLICIDADE
fct-verao-halfpage

Últimas

PUBLICIDADE
MatNOVA-MREC

Mais Notícias

PUBLICIDADE

Artigos Relacionados

Aluna da Nova FCT identificou um novo antepassado dos mamíferos a partir de um dente de dois milímetros

O tamanho total do fóssil não chega aos sete milímetros e está parcialmente escondido...

Câmara de Almada inaugura parque de estacionamento em Cacilhas

O equipamento tem capacidade para 110 veículos e será gerido pela WeMob.   Cacilhas vai passar...

Concurso “Sabores de Almada 2025” regressa com diversidade gastronómica a votação

Da cozinha tradicional portuguesa à cozinha de autor, passando pela gastronomia internacional e pelas...

Estacionamento do Parque da Paz vai ser gratuito para residentes com passe Navegante

Medida visa estimular os moradores em Almada a deixarem no parque de estacionamento o...